Tempo de leitura: 3 minutos
A Hyundai voltou a Bahia no último dia 16 de setembro para apresentar a nova geração da linha HB20. A montadora aposta no quesito ousado e anunciou as versões hatch, sedã e ainda o esportivo HB20X no mesmo local onde há sete anos atrás apresentou o primeiro HB20.
Sendo a segunda geração do modelo HB20 no Brasil, a Hyundai afirma que as vendas vão começar pelo HB20 hatch, seguido pelo sedã HB20S e finalmente o aventureiro HB20X.
Neste post, vamos analisar os atributos do lançamento mais ousado do ano.
Design da Nova Geração HB20
A grande mudança da família HB20 é vista no exterior dos modelos. É tudo novo, mas sem perder as características que identificam os carros, é uma modernização do visual antigo.
No HB20 hacth, o que mais chama a atenção é a grade frontal, que agora é larga e mais acentuada. Os faróis se parecem com os da primeira geração, porém possuem LED diurno e bloco elíptico.
Agora com formato de boomerang, as lanternas cresceram e e se unem na tampa traseira, exatamente no ângulo negativo. Já nas linhas laterais, um desenho forma a carroceria com volumes e sombras, sendo interrompidos na porta traseira. Um elemento une as janelas laterais com o vidro traseiro.
Se tratando do sedã HB20S, as lanternas também são espichadas, mas a parte traseira ficou mais lisa. Por outro lado, a placa desceu para o para-choque. A inclinação do vidro traseiro combinado com a tampa traseira mais curta criam um visual que lembra outros sedãs da montadora coreana.
Para o esportivo HB20X, a ousadia se fez mais presente. Foram incluídos elementos em plástico preto, a grade frontal e para-choques, que estão mais agressivos, são exclusivos do modelo. Outro elemento que o diferencia das outras versões é o rack de teto.
Segundo a Hyundai, a nova linguagem de design Sensuous Sportiness evita o efeito boneca russa de alguns carros, criando uma identidade visual que os une, mas mantém cada carro diferente e com personalidade própria. A marca descreve seus modelos como peças de um tabuleiro de xadrez. O HB20 é o primeiro modelo no Brasil com essa linguagem.
Interior da Nova Geração HB20
Os bancos são em couro marrom de microfibra e têm ajuste de altura por alavanca. Além disso, o modelo tem apoio de braço que conta com um porta-objetos para facilitar a vida dos passageiros.
O porta-malas da versão hatch possui 300 litros VDA, podendo chegar até a 930 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
A nova central multimídia blueMedia de 8” estilo flutuante integra conectividade via Bluetooth®, acesso a sua agenda, histórico de chamadas, MP3 Player, reprodutor de fotos, vídeos, comandos de áudio e muito mais. Além disso, conecta com diversas funções do seu celular através do Apple CarPlay® e Android Auto®.
A Nova Geração conta com condução esportiva, isso é o volante possui alavancas que permitem trocas de marchas sem tirar a mão do mesmo. As maçanetas além de terem design arrojado, possuem praticidade no ato de abertura da porta com a chave presencial.
Performance
A grande atração do modelo hatch da Nova Geração do HB20 é o motor. 1.0 três cilindros turbo T-GDi. Ele substituí o antigo motor 1.0 Turbo com mais potência e torque. São 120 cv e 17,5 kgfm de torque contra 105 cv e 15 kgfm de torque. A subida de cavalaria se deu principalmente por conta da inclusão de injeção direta de combustível.
Existe também a versão com motor 1.6 quatro cilindros flex aspirado traz 130 cv e 16,5 kgfm de torque.
O modelo hatch tem previsão de configurar nas concessionárias ainda neste mês, as outras versões ainda estão sem previsão.
Confira nosso site para ver os mais diversos veículos e marcas. Também acompanhe nosso Facebook para ficar por dentro das nossas dicas e novidades do mercado de automotivo.