Como garantir um bom futuro para seus filhos
10 de dezembro de 2016

Como garantir um bom futuro para seus filhos

Por Décio Rodrigues

Grande parte das preocupações de quem tem crianças se relaciona ao amanhã. Como garantir o futuro dos seus filhos de forma que eles tenham acesso a uma excelente educação, além de possibilidades para vivenciar situações que ajudem no crescimento pessoal, como viajar ou ter um carro, passa a ser o centro de um extenso universo de questionamentos. Por isso, neste post, separamos algumas alternativas para você assegurar bons horizontes aos pequenos. Acompanhe!

Abrir uma caderneta de poupança

Esse é o mais conservador e tradicional investimento financeiro que você pode fazer. A parte boa, que inclusive ajudou a popularizar a caderneta, é que o investimento inicial exigido é baixíssimo: a partir de R$ 10.

Outra vantagem é a solidez: esse investimento é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Também é beneficiado com isenção de Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), além de ser livre de taxas bancárias e ter alta liquidez.

Mas, por outro lado, é um dos investimentos que menos remunera. Por exemplo, fechou 2015 com rendimento de apenas 8,15%.

Investir no Tesouro Direto

Aplicar dinheiro nos títulos públicos tem se mostrado um bom negócio. Você pode começar com um valor pequeno — R$ 30 é o mínimo que a aplicação demanda —, e aumentar ao se sentir familiarizado com a aplicação.

Dentre as vantagens que o Tesouro Direto oferece ao investidor, estão: garantia de recompra do título pelo Tesouro Nacional (isso, semanalmente); taxas de administração baixas; e possibilidade de escolher títulos de curto, médio ou longo prazo.

Fazer um testamento

Firmar em cartório, por um instrumento público — como é o caso do Testamento —, a maneira que você deseja dividir seu patrimônio, é um jeito certeiro de livrar seus filhos de problemas na partilha do legado que deixará para eles.

Ter um seguro de vida

O seguro de vida é um forte aliado de quem está sempre às voltas com preocupações relacionadas ao bem-estar da família. Por um valor razoável, comparado às garantias e tranquilidade que oferece, o seguro de vida fornece aos pais a certeza de que, na ausência deles, os filhos estarão protegidos.

Há mais vantagens em contratar esse tipo de seguro: diversidade de valores para aderir a um deles; seguros específicos para diferentes perfis de segurados; cobertura para situações que provoquem incapacidade do segurado continuar a trabalhar, seja por doença ou em caso de acidente.

Investindo recursos em alguma aplicação financeira, como as aqui expostas ou aproveitando outras oportunidades que o mercado proporciona a quem quer aumentar os ganhos e garantir o futuro dos seus filhos, você estará fazendo a coisa certa. E o foco na proteção financeira da família se potencializa ao fazer um seguro de vida: ele protege a você e a seus dependentes, em todos os momentos.

Agora basta você verificar quais são suas prioridades ou investimentos disponíveis, e escolher qual é a melhor forma de garantir o futuro dos seus filhos. Quer saber mais? Confira nosso site!