5 cuidados ao escolher uma corretora de seguros
19 de novembro de 2016

5 cuidados ao escolher uma corretora de seguros

Por Décio Rodrigues

Contratar um seguro, sobretudo um seguro de vida, não é uma tarefa fácil. Isso porque ficamos perdidos em uma variedade de ofertas de seguros que encontramos pela internet. Mas é difícil determinar qual é o melhor especificamente para cada um.

Com isso, muitas vezes tomamos decisões erradas e corremos o risco de não atender as pessoas que mais amamos nos momentos em que elas mais precisam. Para evitar isso, o melhor é contratar uma corretora de seguros para te auxiliar nessa decisão tão importante. Por isso preparamos este post para, primeiro, te ajudar a escolher uma corretora de seguros confiável.

1. Se informe sobre o registro na SUSEP

A primeira análise a fazer para saber se a corretora de seguros é confiável ou não é verificar se ela tem registro na SUSEP — Superintendência de Seguros Privados.

Isso porque somente pessoas físicas e jurídicas credenciadas na SUSEP estão autorizadas a comercializar seguros, quaisquer que sejam. A SUSEP é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e é responsável pela fiscalização e pelo controle do mercado de seguros privados.

Basta acessar o site e fazer a pesquisa.

2. Investigue reclamações

Antes de contratar uma corretora de seguros, verifique se existem reclamações e, principalmente, como a corretora responde a elas.

Você pode consultar sites de entidades que atuam em defesa do consumidor. Você pode, ainda, acessar sites como o Reclame aqui para saber se existem reclamações contra a corretora.

Esses sites te ajudam não só a saber se existe uma reclamação, como também a saber como a empresa responde a essa reclamação, se ela é solícita com seus clientes e se os atende rapidamente.

3. Confira a existência de um estabelecimento comercial

Se você já sabe que a corretora ou o responsável tem registro na SUSEP e não existem reclamações ou, se existem, foram resolvidas prontamente, é hora de saber se a corretora opera em um estabelecimento comercial legítimo. É importante conferir se a corretora tem um estabelecimento físico e, mais ainda, se o local é respeitável.

A contratação via internet e telefone é uma grande comodidade. No entanto, saber que a corretora opera em um endereço físico digno te dá a certeza da existência da empresa.

Uma forma interessante de fazer esta checagem é por meio do Google Maps. Por meio desse recurso, você pode “conhecer” o local de onde estiver.

4. Pesquise sobre o atendimento

Ao entrar em contato com a corretora de seguros, preste atenção ao atendimento que você está recebendo. Perceba se os funcionários são solícitos, se respondem com segurança às suas dúvidas e se eles estão dispostos a te orientar.

Você pode acessar o site da corretora e ler os depoimentos de outros clientes para analisar a experiência deles. Verifique, ainda, todos os canais de atendimento, como telefone, e-mail, chat e faça um teste. Veja com que rapidez e confiança eles respondem aos seus questionamentos.

Isso porque a maior vantagem de se contratar um seguro por meio de uma corretora é ter um atendimento personalizado. Só um corretor de seguros é capaz de entender quais são as suas necessidades, qual a sua possibilidade econômica e encontrar o seguro que melhor te atende.

5. Verifique os documentos

Peça o número do CNPJ da corretora e verifique no site da Receita Federal se ela está, de fato, em situação cadastral ativa.

Além disso, ao contratar um seguro com uma corretora, ela te fornecerá uma proposta, a qual dará origem à apólice. Solicite uma via dessa proposta de seguros e verifique se os dados constantes, como nome do segurado e dos beneficiários, coberturas e valores, estão de acordo com o que foi conversado.

Se a proposta estiver correta, a apólice também estará.

Seguindo todas essas dicas, você poderá escolher uma corretora de seguros confiável e segura. Afinal, vale a pena contratar seus seguros por meio de uma corretora idônea, só ela pode te oferecer um atendimento personalizado e encontrar o melhor seguro, de acordo com sua necessidade e possibilidade financeira.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre esse serviço, entre em contato com nossa empresa, teremos um grande prazer em ajudá-lo!