Afinal, como funcionam os seguros de vida?
19 de dezembro de 2016

Afinal, como funcionam os seguros de vida?

Por Décio Rodrigues

Na nossa sociedade, as pessoas sabem da importância de se fazer um seguro, sobretudo o de saúde e o de veículos automotores. O que ainda não é tão usual é o seguro de vida.

No entanto, essa realidade está começando a mudar. Isso porque as pessoas, principalmente os pais, estão percebendo a importância de assegurar uma condição financeira digna, caso faltem aos filhos. E isso mesmo para pais jovens e saudáveis, já que a morte é imprevisível.

Se você quiser saber como funcionam os seguros de vida, continue lendo nosso post para tirar todas as suas dúvidas!

O que é um seguro de vida?

Seguro de vida é um contrato celebrado entre a pessoa física e uma seguradora que cobre o risco de morte, invalidez e outros mediante a aquisição de uma apólice.

O segurado, no ato da compra da apólice do seguro de vida, escolhe o beneficiário ou beneficiários, familiares ou não, e determina o valor segurado. Esse valor é a quantia máxima a ser paga pela seguradora, em caso de sinistro.

Caso não escolha o beneficiário do seguro, o capital será pago metade ao cônjuge e metade aos herdeiros legais ou apenas aos herdeiros legais, se o segurado não for casado. O segurado também pode mudar os beneficiários ao longo do contrato.

Em geral, o capital segurado pela morte é pago integralmente aos beneficiários. Todavia, algumas seguradoras podem oferecer o pagamento em parcelas, para garantir uma renda mensal.

Uma das vantagens do seguro de vida é que não se trata de herança. Isso significa que o valor do seguro não é arrolado no inventário e, portanto, não haverá dedução do imposto transmissão causa mortis (ITCD), nem poderá ser utilizado para pagamento de dívidas deixadas pelo falecido. Isso garante maior rapidez para o recebimento pelos beneficiários.

Além disso, não há incidência do Imposto de Renda e os beneficiários recebem o valor inteiro da apólice.

Quais os tipos de seguros de vida?

O contrato de seguro de vida oferece a cobertura para o risco de morte, natural ou acidental. Mas também pode oferecer a cobertura por sobrevivência, que são planos com um caráter previdenciário, cujo pagamento é feito ao segurado, caso esteja vivo ao final do contrato.

O próprio seguro de vida pode oferecer garantias complementares, como pagamento por invalidez permanente, seja por acidente ou doença e, ainda, por incapacidade temporária, doenças graves e desemprego, por exemplo.

Assim, uma vez contratada a cobertura básica, que é para morte, o segurado pode contratar, também, as coberturas adicionais.

Quem pode ter seguro de vida e para quem ele é indicado?

Qualquer pessoa, a partir dos 14 anos de idade, pode contratar um seguro de vida. Os menores de 14 anos somente podem contratar o seguro por sobrevivência e coberturas para reembolso de despesas, como despesas médicas ou funeral.

Legalmente, não há idade máxima para a contratação do seguro de vida. E, embora algumas seguradoras imponham esse limite, outras oferecem seguros voltados para a terceira idade.

No entanto, uma contratação tardia, como a partir de 65 anos, pode tornar o seguro mais caro. Isso acontece porque o cálculo do valor da apólice é feito de acordo com a idade do segurado. Já o seguro de acidentes pessoais não sofre tanta alteração em função da idade.

O seguro de vida é indicado, em especial, para pessoas que precisam garantir uma proteção financeira a alguém, seja aos filhos menores, ao cônjuge ou aos pais que contam com o apoio financeiro do filho. Assim, o seguro evita que essas pessoas passem por dificuldades financeiras em caso de uma fatalidade.

Mas também é indicado para a proteção do próprio segurado, quando contratada a cobertura em caso de invalidez ou incapacidade, na medida em que garante a possibilidade financeira de arcar com um tratamento.

Dessa forma, a contratação do seguro de vida é um ato de proteção para você e para sua família. É importante, ao decidir contratar um seguro de vida, procurar uma corretora para te ajudar a escolher o seguro certo e com as garantias complementares que você precisa.

Gostou do post? Ainda ficou com alguma dúvida? Então, deixe seu comentário e compartilhe com a gente!