Quais tipos de seguro cobrem doenças e acidentes?
Seguros de doenças e acidentes são primordiais na vida do trabalhador que sabe a importância de se precaver e antecipar diagnósticos inesperados a fim de evitar despesas que podem afetar a renda e o sustento familiar no futuro.
Você sabe quais são os tipos de seguros que cobrem doenças e acidentes e como eles funcionam? Conhece os casos em que eles podem ser solicitados? No post de hoje elaboramos um guia para acabar com algumas das suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!
Os tipos de cobertura possíveis
Os seguros podem ser individuais ou coletivos. Um plano é coletivo quando a apólice é contratada através de um grupo (funcionários de uma empresa / associados a um sindicato / associação de classe, conselhos regionais, etc). Nas apólices coletivas as coberturas são definidas pelo gestor do grupo, que atua como estipulante do seguro.
Nos planos individuais, a amplitude é escolhida pelo próprio cliente, devendo ser contratada a cobertura básica para o caso de morte, podendo ser acrescida das coberturas adicionais, em todos os seus tipos.
Os planos básicos de seguros de vida cobrem apenas morte (acidental ou natural), o que torna interessante a opção pelos mais completos, que podem contemplar: invalidez permanente, total ou parcial por acidente (majorada ou não); invalidez funcional permanente total ou parcial por doença; diárias por incapacidade temporária, antecipação especial por doença, pagamento antecipado por diagnóstico de doença grave e assistência funeral, entre outras.
É importante saber o que tais possibilidades significam, na prática. Entenda um pouco mais sobre algumas coberturas disponíveis no mercado para doenças:
Antecipação especial por doença
A cobertura contratada para morte será paga ao segurado, em vida, quando este apresentar um quadro de doença grave irreversível.
Diárias por Incapacidade temporária
Diagnósticos de doenças graves
Nova no mercado, essa cobertura prevê o pagamento, em vida, para o segurado diagnosticado com alguns tipos de doenças previstas na apólice, independentemente se o quadro é reversível.
Como escolher o melhor seguro de doenças e acidentes
Em primeiro lugar, avalie suas reais necessidades e quais as maiores chances de coberturas a serem utilizadas no futuro. Opte por coberturas adicionais que lhe pareçam mais importantes, levando em consideração seu número de dependentes e o quanto eles, de fato, precisam do seu suporte.
Escolha uma corretora de confiança a fim de garantir que você contará com uma cobertura competente. Corretores qualificados lhe darão todo o auxílio necessário para que possa optar por seguros que atendam às suas especificidades e serão responsáveis por todo o acompanhamento do contrato escolhido, atuando também no longo prazo.
Ainda, a corretora realizará a revisão do seu contrato periodicamente e ajudará a reavaliar se as condições da primeira contratação permanecem ou se é necessário optar por coberturas diferentes.
E agora, entendeu como funcionam os seguros de doenças e qual a importância deles? Não fique com nenhuma dúvida, compartilhe sua opinião e deixe o seu comentário!