Quais tipos de seguro cobrem doenças e acidentes?
29 de dezembro de 2016

Quais tipos de seguro cobrem doenças e acidentes?

Por Décio Rodrigues

Seguros de doenças e acidentes são primordiais na vida do trabalhador que sabe a importância de se precaver e antecipar diagnósticos inesperados a fim de evitar despesas que podem afetar a renda e o sustento familiar no futuro.

Você sabe quais são os tipos de seguros que cobrem doenças e acidentes e como eles funcionam? Conhece os casos em que eles podem ser solicitados? No post de hoje elaboramos um guia para acabar com algumas das suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Os tipos de cobertura possíveis

Os seguros podem ser individuais ou coletivos. Um plano é coletivo quando a apólice é contratada através de um grupo (funcionários de uma empresa / associados a um sindicato / associação de classe, conselhos regionais, etc). Nas apólices coletivas as coberturas são definidas pelo gestor do grupo, que atua como estipulante do seguro.

Nos planos individuais, a amplitude é escolhida pelo próprio cliente, devendo ser contratada a cobertura básica para o caso de morte, podendo ser acrescida das coberturas adicionais, em todos os seus tipos.

Os planos básicos de seguros de vida cobrem apenas morte (acidental ou natural), o que torna interessante a opção pelos mais completos, que podem contemplar: invalidez permanente, total ou parcial por acidente (majorada ou não); invalidez funcional permanente total ou parcial por doença; diárias por incapacidade temporária, antecipação especial por doença, pagamento antecipado por diagnóstico de doença grave e assistência funeral, entre outras.

É importante saber o que tais possibilidades significam, na prática. Entenda um pouco mais sobre algumas coberturas disponíveis no mercado para doenças:

Antecipação especial por doença

A cobertura contratada para morte será paga ao segurado, em vida, quando este apresentar um quadro de doença grave irreversível.

Diárias por Incapacidade temporária

Assegura que o contratante ― sempre profissional liberal ― receba um valor diário quando, por motivos de saúde, necessite se afastar de suas atividades.

Diagnósticos de doenças graves

Nova no mercado, essa cobertura prevê o pagamento, em vida, para o segurado diagnosticado com alguns tipos de doenças previstas na apólice, independentemente se o quadro é reversível.

Como escolher o melhor seguro de doenças e acidentes

Em primeiro lugar, avalie suas reais necessidades e quais as maiores chances de coberturas a serem utilizadas no futuro. Opte por coberturas adicionais que lhe pareçam mais importantes, levando em consideração seu número de dependentes e o quanto eles, de fato, precisam do seu suporte.

Escolha uma corretora de confiança a fim de garantir que você contará com uma cobertura competente. Corretores qualificados lhe darão todo o auxílio necessário para que possa optar por seguros que atendam às suas especificidades e serão responsáveis por todo o acompanhamento do contrato escolhido, atuando também no longo prazo.

Ainda, a corretora realizará a revisão do seu contrato periodicamente e ajudará a reavaliar se as condições da primeira contratação permanecem ou se é necessário optar por coberturas diferentes.

E agora, entendeu como funcionam os seguros de doenças e qual a importância deles? Não fique com nenhuma dúvida, compartilhe sua opinião e deixe o seu comentário!