Confira 6 dicas para fazer um planejamento financeiro para o próximo ano.
18/01/2017

Confira 6 dicas para fazer um planejamento financeiro para o próximo ano

Por Décio Rodrigues

Reflita sobre os seus gastos do ano: você poderia ter aproveitado melhor seu salário? Seria melhor ter poupado um pouco para evitar contrair dívidas com imprevistos? Se você respondeu sim para essas perguntas, certamente pode fazer bom uso de um planejamento financeiro.

Organizar o orçamento é essencial para toda família que deseja poupar ou aplicar melhor sua renda, na perspectiva de fazer com que o ano que entra seja melhor do que o passado.

Quer fazer um planejamento financeiro para 2017, mas não sabe nem por onde começar? Então acompanhe nossas dicas e entenda como!

1. Mapeie despesas e receitas

Diagnostique todas as despesas de cada componente da família. Anote os ganhos de um mês, se tiver renda fixa, ou de aproximadamente três, se ela for variável, a fim de encontrar um padrão.

Utilize o material com o qual se sentir mais confortável: vale um caderninho, uma planilha e programas informatizados. Tente economizar. Verifique os gastos desnecessários e exclua o que julgar supérfluo.

Agrupe também as receitas de cada um, avaliando onde esses valores têm sido aplicados. Acompanhe no que o dinheiro está sendo gasto — fica tudo mais simples de visualizar quando os números e dados estão disponíveis e organizados.

2. Crie objetivos e estabeleça metas

Já sabe quanto o grupo familiar recebe e para onde o dinheiro vai? Ótimo! É hora de colocar os sonhos no papel. Pratique o orçamento sustentável e estipule pelo menos três projetos em comum de toda a família, estabelecendo metas tangíveis para cumpri-los.

Veja quanto tais metas vão custar e divida o valor pelos meses que ainda restam para alcançá-la. Guarde o respectivo montante mensalmente ou aplique naquilo que julgar com um melhor retorno, a fim de reaver o dinheiro futuramente.

3. Faça o orçamento dos gastos do ano seguinte

Realize um orçamento para os gastos do ano que virá, deduzindo o valor separado para as metas anteriormente traçadas. Assim, você evita que falte dinheiro para a satisfação daqueles objetivos.

4. Renegocie dívidas

Tem alguma pendência financeira? Renegocie e quite! É a melhor maneira de evitar o acúmulo de juros e iniciar o ano com o pé direito. Destine uma parte do orçamento familiar para esse pagamento.

5. Faça uma reserva de emergência

Com as dívidas renegociadas, objetivos traçados, metas estipuladas e orçamento pronto, guarde parte da renda familiar para a criação de uma reserva de emergência. Sugere-se que cerca de 15% dos rendimentos mensais sejam destinados a este fim.

Dessa forma, você se verá livre do cheque especial, empréstimos e cartão de crédito — e de seus juros — na ocorrência de qualquer fato inesperado.

6. Pense em incluir o seguro de vida no seu planejamento financeiro

A melhor forma de se precaver para os imprevistos da vida continua sendo a opção por um seguro de vida. Ele é a única forma de assegurar que, na sua falta, o resto do núcleo familiar consiga se sustentar e tenha um futuro garantido.

Vale a pena, assim, procurar uma corretora de confiança e, como parte do planejamento do próximo ano, investir na realização de um seguro, de preferência com ampla cobertura. Só assim seu patrimônio estará plenamente protegido.

Agora que você já aprendeu a realizar um planejamento financeiro, que tal começar a pensar em quando contratar um seguro de vida? Boa leitura!