Afastamento por doença: um seguro de vida pode te ajudar nesse momento?
O seguro de vida, na maioria dos casos, é procurado por pessoas que objetivam tranquilidade e segurança para si ou familiares em casos de falecimento natural ou acidental. Porém, o que muitos não sabem é que o seguro de vida também oferece coberturas adicionais, como no caso de afastamento por doença.
Incapacidade temporária, invalidez total ou parcial e outros diagnósticos de doenças são algumas situações em que o segurado pode solicitar o valor contratado em sua apólice.
Vejamos, agora, por que contratar um seguro de vida e como ele será útil em casos de afastamento por doença.
Por que contratar um seguro de vida?
Como já foi dito, o seguro de vida cobre outras situações além daquela pela qual ele é frequentemente contratado: o falecimento. O seguro de vida pode proteger o segurado em outras situações inesperadas, como a incapacidade temporária.
No caso da incapacidade temporária, o seguro pagará diárias ao segurado quando este estiver impossibilitado, de forma contínua e ininterrupta de exercer sua profissão ou ocupação.
O seguro de vida, além de apresentar uma segurança e tranquilidade ao segurado, pode, ainda, oferecer apoio nos momentos em que o segurado se encontrar desamparado, como no caso do afastamento por doença.
Quais coberturas contratar?
Ao contratar o seguro, é necessário atentar-se às coberturas escolhidas, se elas serão úteis e utilizadas. Dessa forma, é importante fazer um estudo sobre as coberturas que o seguro oferece e as possíveis necessidade do segurado e seus dependentes, além das necessidades e possibilidades financeiras.
A DIT (diária de incapacidade temporária) é uma cobertura importante para os segurados autônomos, pois garante que ele receba a diária contratada pelo período de tempo em que encontrar-se incapaz de exercer suas atividades.
O que seria a incapacidade temporária?
A incapacidade temporária é caracterizada quando qualquer profissional liberal que, por motivo de doença ou acidente, tenha que se afastar de suas atividades temporariamente.
O que muitas pessoas não sabem é que essa cobertura é comumente contratada pelos segurados e que é uma modalidade existente há algum tempo nas seguradoras, que pode auxiliar o trabalhador em momentos de necessidade.
Como acionar o seguro no caso de afastamento por doença?
Assim que o segurado encontrar-se em situação que lhe permita solicitar a cobertura do seguro, deve procurar a seguradora para que os valores que lhe couberem sejam resgatados.
É necessário que o segurado comprove a situação de afastamento por meio de atestados médicos e exames.
Qual a melhor seguradora?
Para escolher a melhor seguradora, o segurado deve levar em consideração as necessidades existentes em sua vida que requerem uma cobertura de seguro.
Por meio de um estudo detalhado, deve-se entrar em contato com uma boa corretora de seguros para que ela lhe apresente o melhor plano.
Essas são apenas algumas informações básicas que você deve saber antes de decidir pela contratação do seguro e sobre quando ele poderá te servir, como no caso de afastamento por doença.
Caso ainda reste dúvidas, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre seguros de vida e coberturas!