Está na hora de contratar um seguro de vida?
20 de março de 2017

Está na hora de contratar um seguro de vida?

Por Décio Rodrigues

O seguro de vida é o produto indicado para proteger a sua família. Muitas pessoas não pensam duas vezes antes de garantir a cobertura de um carro ou de um imóvel, mas relutam em contratar um seguro de vida.

Na verdade, a importância do produto é tão grande que o seguro de vida pode ser considerado a base do planejamento financeiro.

Existem momentos que exigem proteção imediata e nem sempre há tempo hábil para construir uma reserva financeira de emergência. Por isso, adiar a contratação do seguro de vida pode não ser a melhor escolha.

Neste artigo, apresentamos algumas vantagens em contratar um seguro de vida, para que você chegue às suas próprias conclusões. Confira!

Assegurar o futuro dos familiares

A preocupação com o futuro dos familiares é capaz de causar noites em claro e trabalho incessante. Na ânsia de construir um patrimônio que assegure uma boa condição de vida para seus entes queridos, muitas pessoas vão além de seus limites.

A contratação de um bom seguro de vida é o meio ideal de garantir que a sua família não passe necessidades caso você não esteja mais ao seu lado.

Não pense que, ao assegurar financeiramente seus familiares, você não colherá benefícios. A tranquilidade que brota do sentimento de proteção que o seguro de vida proporciona afeta diretamente a qualidade do seu dia a dia.

Contar com benefícios durante a vida

Muitas pessoas deixam de contratar um seguro de vida por pensar que o produto oferece apenas benefícios para depois da morte. Para quem não tem dependentes e pensa assim, não haveria um porquê para contratar o produto.

A verdade é que existem, sim, coberturas de grande importância voltadas para momentos delicados na vida de quem possui um seguro. O exemplo mais comum é a cobertura por invalidez permanente.

Todos sabemos que imprevistos acontecem. Seja por motivo de doença ou por acidente, a impossibilidade de trabalhar pode comprometer seriamente o equilíbrio financeiro de uma pessoa.

Há ainda casos pontuais em que o seguro de vida pode cobrir despesas médicas e hospitalares. Em caso de doença terminal, é possível antecipar o pagamento da indenização por morte.

Garantir as despesas com o funeral

A cobertura do funeral merece uma menção à parte, pois vem à tona em um momento extremamente sensível. A hora do luto não é, definitivamente, a mais adequada para lidar com problemas financeiros.

Contratar um seguro de vida é justamente garantir amparo nas situações em que não se quer pensar nisto.

Manter as finanças em dia durante o inventário

Muitas famílias passam por sérios problemas financeiros enquanto aguardam a conclusão do inventário. O processo de divisão de bens pode ser muito demorado, ao passo que as despesas continuam a surgir diariamente.

Uma característica importante do seguro de vida é que ele não entra no inventário. Assim, seus recursos são decisivos para garantir o equilíbrio financeiro da família a curto prazo.

Os valores da indenização são liberados diretamente aos beneficiários, uma vez apresentada a documentação necessária. Os beneficiários não precisam ser, necessariamente, herdeiros do segurado.

Há várias boas razões para se contratar um seguro de vida. Certos pontos são delicados, mas quem pretende fazer um planejamento completo não pode se dar ao luxo de ignorá-los.

E você, gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!