Seguro de vida: 5 motivos para enxergá-lo como investimento
14 de março de 2017

Seguro de vida: 5 motivos para enxergá-lo como investimento

Por Décio Rodrigues

O seguro de vida pode ser  considerado um investimento financeiro, assim como a previdência privada e outras aplicações ― poupança, títulos públicos e ações, por exemplo.

Para te ajudar a entender melhor os benefícios de optar por essa modalidade, vamos apresentar 5 bons motivos para ter um seguro de vida como investimento. Acompanhe!

1. Seguro de vida tem ótimo custo-benefício

O custo de um seguro de vida é bastante baixo, diferente do que acontece com os seguros de automóvel. Para a proteção contra a vida, existem planos de apenas R$ 30,00 para começar, como mostra reportagem da Exame. E é claro que existem outras opções bem mais caras também.

Considerando isso e os valores de indenização, o seguro de vida pode ser considerado um investimento de baixo custo e com bons benefícios. Isso se destaca ainda mais se comparado com algumas aplicações financeiras que remuneram muito pouco o investidor, como é o caso da poupança.

2. Preço é grande benefício para os jovens

Em consonância com o tópico do custo-benefício, o preço do seguro de vida fica especialmente vantajoso para os jovens. Isso porque o investimento é bastante baixo devido ao tempo que eles têm pela frente.

Assim, ao investir em seguro de vida, a pessoa paga uma quantia pela apólice e, caso algum evento previsto aconteça, o próprio segurado recebe o valor ou ainda será possível deixar uma indenização que garantirá o suporte financeiro para os familiares.

3. Seguro de vida para quem não acumulou dinheiro

Considerando que o cuidado com o dinheiro garante tranquilidade financeira para a família em momentos difíceis, indivíduos que não conseguiram construir uma poupança ao longo da vida podem ter dificuldade em dar condições seguras para cônjuge e filhos.

Assim, o seguro de vida se apresenta como um formato interessante para amparar a família nos casos de falecimento. Isso porque a indenização dará condições para eles se manterem quando a presença do ente querido não for mais possível.

4. Seguro de vida é menos burocrático em heranças

A sucessão patrimonial pode ser objeto de grande burocracia em cartórios, especialmente no desembaraço de inventários e pagamento de advogados. Os bens devem passar por esse trâmite até que a divisão entre os herdeiros seja feita. Os investimentos em geral também devem observar o procedimento de inventário.

Entretanto, o seguro de vida fica livre dessa burocracia, já que é possível identificar os beneficiários do plano no ato do contrato. Assim, a disponibilidade descomplicada do seguro de vida também é fato de interesse para utilizá-lo como investimento.

5. Seguro de vida não sofre dedução de impostos

A grande maioria dos investimentos implica geração de renda e, por isso, sofrem a incidência do Imposto de Renda (IR). As aplicações financeiras em Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Tesouro Direto e ações entram nesses casos onde a alíquota pode chegar até a 22,5%.

Por outro lado, o seguro de vida tem a vantagem de não sofrer dedução de IR sobre as indenizações. Esse fato assegura um valor líquido para os beneficiários, disponível de imediato para utilização.

Viu só? O seguro de vida pode ser uma garantia, seja para o segurado ou para os familiares. Portanto, não deixe de considerar a possibilidade de contratar um para ter um futuro mais seguro e tranquilo.

Se você gostou de conhecer as vantagens do seguro de vida como investimento, agora saiba como escolher a melhor opção para você!