Perda da capacidade laboral: como garantir renda para sua família?
6 de março de 2017

Perda da capacidade laboral: como garantir renda para sua família?

Por Décio Rodrigues

Os investimentos são úteis para garantir retorno financeiro, mas, além da segurança, a despreocupação é uma das melhores vantagens das quais um usuário pode se beneficiar.

Porém, como manter a estabilidade das finanças até mesmo nas adversidades? E como garantir renda e sustento para a família quando um de seus provedores sofre perda da capacidade laboral? Acompanhe e descubra!

A manutenção da renda na perda da capacidade laboral

segurança familiar é a prioridade número um de chefes que têm consciência do quanto seus dependentes necessitam de seu auxílio para crescer e se desenvolver. Entretanto, nem mesmo jovens com boa saúde estão livres dos imprevistos que a vida pode colocar em seu caminho: acidentes e emergências acontecem e não escolhem as suas vítimas.

É definitivamente possível manter por até doze meses a renda mensal no caso de redução ou perda temporária (ou definitiva) da capacidade laboral. Investir em um bom seguro de vida pode significar a diferença entre deixar sua família desamparada ou garantir seu futuro.

Seguros indicados para casos de perda da capacidade laboral

Os seguros individuais contam com uma cobertura básica para o evento morte natural ou acidental. Ainda, eles possibilitam que os contratantes venham a determinar a sua abrangência, no caso de opção por coberturas opcionais, incluindo outros eventos e possibilidades.

Logo, as coberturas para casos de perda da capacidade laboral fazem parte do conjunto de opcionais apresentadas ao proponente. Dado seu custo-benefício e vantagens oferecidas, certamente devem ser contratadas por quem deseja garantir o seu futuro.

O contratante deve conversar com seu corretor e discutir sobre as opções de cobertura mais adequadas para suas necessidades. Entenda um pouco melhor sobre as três coberturas mais indicadas para certos eventos que podem vir a ocorrer.

1. Cobertura por invalidez permanente total ou parcial por acidente

Neste caso, o evento que autoriza a concessão da indenização prevista na apólice contratada é a ocorrência de acidente que produza como resultado prático incapacidade funcional definitiva do contratante.

Desta forma, a indenização será conferida ao próprio contratante do seguro que tenha optado por cobertura com tal abrangência.

2. Cobertura por invalidez permanente por acidente majorada

O seguro com cobertura por invalidez permanente por acidente majorada busca atender pessoas que utilizam de maneira principal uma (ou mais) parte(s) de seus corpos para desempenhar suas atividades laborais, possibilitando um acréscimo nos percentuais delineados na tabela prevista para os casos de invalidez permanente (total e parcial).

É altamente indicada, por exemplo, para atletas, musicistas, médicos cirurgiões, dentistas e demais profissões que essencialmente dependem de um dos atributos físicos de seu praticante. Os percentuais são avaliados caso a caso.

3. Cobertura por incapacidade laborativa por doença

Um seguro que tenha cobertura por invalidez laborativa por doença concede a indenização prevista na apólice contratada ao próprio segurado nos casos em que for acometido por doença que comprovadamente venha a causar incapacidade temporária para o trabalho.

E agora, entendeu como garantir renda para sua família mesmo em caso de perda da capacidade laboral? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!