O que você precisa saber antes de contratar um seguro de vida? Confira!
24 de janeiro de 2017

O que você precisa saber antes de contratar um seguro de vida? Confira!

Por Décio Rodrigues

Você já deve saber que os seguros de vida são a melhor forma de proteger o seu patrimônio e assegurar o futuro de seus filhos. Mas o que mais é necessário saber antes de contratar um seguro de vida? É preciso tomar alguma precaução?

Acompanhe nosso post e descubra as principais dicas sobre o assunto!

Fique atento à previdência privada

Embora várias pessoas imaginem que previdência privada e seguro de vida sejam a mesma coisa, você não deve cair nessa armadilha! Os dois devem ser vistos sempre como complementares, já que possuem condições não excludentes.

É importante ter em mente que o plano de previdência, na prática, é uma espécie de poupança resgatável a longo prazo, constituindo um dos pilares do plano de investimento pessoal.

O seguro de vida, por sua vez, é um tipo de proteção para a família, correspondendo a um plano confiável na ocorrência de emergências, protegendo o patrimônio do segurado e o futuro de seus descendentes. Ele geralmente apresenta melhor custo-benefício, no comparativo com a previdência.

Verifique a idoneidade da corretora

Maus profissionais existem em todos os segmentos de negócios. Evite dor de cabeça no futuro: sonde o mercado e confira a idoneidade da corretora que estiver contratando. Afinal, um serviço ruim pode significar perda de tempo, dinheiro e até mesmo falta de cobertura quando mais se fizer necessário.

Peça indicações, cheque o histórico da corretora e avalie dados com clientes que já se relacionaram com a empresa. A escolha de um serviço personalizado e profissionais éticos é crucial para que a sua família esteja completamente protegida.

Avalie as necessidades

Os seguros de vida não são estruturas prontas e rígidas: eles devem se moldar à situação da pessoa, que precisa avaliar suas possibilidades financeiras e qual sua real necessidade de proteção, caso a caso.

Nos seguros de vida individuais, o próprio contratante pode escolher a amplitude do que deseja contratar. Assim, há a cobertura básica do evento morte, que pode ser acrescida de outras coberturas opcionais. Corretores qualificados saberão orientar todo o processo e guiar quanto às opções mais interessantes.

Analise diversas seguradoras antes de contratar um seguro de vida

Bons corretores certamente apresentarão  excelentes orçamentos. Afinal, é esta a principal vantagem de sua contratação. Peça uma cópia da proposta para avaliação prévia antes de fechar o negócio.

Avalie cada orçamento com calma e tempo. Observe se os valores estão satisfatórios e se as coberturas se apresentam de acordo com a sua realidade. Não hesite em pedir mais orçamentos, caso julgue necessário: o corretor será seu guia para analisar todas as opções.

Conheça os riscos excluídos do negócio

Uma apólice de seguro de vida de qualidade protege o patrimônio quando um dos responsáveis pelas finanças da casa venha a ser acometido por alguma doença grave que mude para sempre seu estado de saúde ou mesmo no caso de falecimento.

Antes de contratar o seguro e assinar a proposta, verifique se nela constam detalhadamente informações sobre o prêmio (que corresponde ao preço do seguro), quais as coberturas estão sendo contratadas e o valor de cada uma, garantias e riscos cobertos, informações do estipulante e dos beneficiários, bem como o que mais julgar ser essencial.

Busque compreender os riscos que são expressamente excluídos do seguro. Em caso de dúvida, converse com o seu corretor.

Agora que você já entendeu quais informações devem ser colhidas e atitudes tomadas antes de contratar um seguro de vida, que tal conhecer 4 motivos para fazer um em 2017?