Seguro de vida para idosos: tire suas dúvidas!
27 de janeiro de 2017

Seguro de vida para idosos: tire suas dúvidas!

Por Décio Rodrigues

No mundo dos seguros, quanto antes for formalizada a apólice, melhor. Na prática, porém, é muito comum que pais só pensem em contratar um seguro para proteger o patrimônio a ser repassado aos filhos quando mais idosos.

No post de hoje, nós reunimos questões frequentes sobre seguro de vida para idosos e simplificamos as respostas, para que você não tenha mais nenhuma dúvida sobre o assunto. Acompanhe.

Existe idade limite para um seguro de vida?

É considerado idoso o cidadão de sessenta anos ou mais. O critério da idade é um dos itens mais importantes para a avaliação de risco feita pelas seguradoras.

Não há um limite para a contratação de um seguro de vida, embora, na prática, isso possa variar de uma seguradora para outra. Uma corretora qualificada buscará de todas as formas encontrar as soluções mais favoráveis para cada situação.

Quais são os contras de se fazer um seguro tão tarde?

Com a assessoria de um bom corretor, não são encontradas dificuldades para achar propostas de seguro de vida, mesmo para idosos. A questão é que, ao procurar um seguro mais tarde na vida, a pessoa fica completamente desprotegida até resolver contratá-lo.

Invista em um seguro desde cedo

Nada impede qualquer pessoa de solicitar uma proposta, mas é direito da seguradora recusar-se a realizar o seguro de vida, não emitindo apólices mediante fatores de vulnerabilidade e maior exposição a certos riscos.

Não obstante, é de se frisar a importância da contratação de seguro de vida o quanto antes, tanto para evitar que a questão financeira torne-se um empecilho para sua finalização, quanto para assegurar que a família não fique desamparada em momentos difíceis.

Quais as possibilidades do seguro de vida para idosos?

O Instituto de Defesa do Consumidor informa que a maioria das seguradoras impõe empecilhos quanto às contratações pretendidas por pessoas com idade superior aos 65 anos, no caso de primeira apólice.

De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), entretanto, a faixa etária não pode ser vista como regra e algumas seguradoras podem, sim, aceitar proponentes de todas as idades.

Fato é que são encontradas seguradoras dispostas a aceitar novos proponentes que sejam idosos. Apesar disso, toda seguradora tem uma idade máxima como limite para aceitação da proposta.

Algumas delas apresentam soluções e seguros diferenciados para a terceira idade. Conte com sua corretora de confiança para guiá-lo nesse caminho.

Qual a importância da declaração pessoal de saúde?

A Declaração Pessoal de Saúde (DPS) é o documento pelo qual o contratante em potencial informa sua condição de saúde — no passado e na atualidade. É por meio dela que as seguradoras avaliam condições preexistentes e calculam o risco envolvido, bem como o valor do prêmio constante da apólice.

Dessa forma, a DPS mostra-se extremamente importante para a obtenção do seguro de vida. É essencial jamais passar informações imprecisas ou falsas, eis que tal atitude vai contra o princípio da boa-fé sob o qual se firma o contrato e pode vir a ocasionar negativa de cobertura ou redução do valor da indenização.

Entendeu como funciona o seguro de vida para idosos? Que tal então conhecer 4 motivos para fazer um seguro em 2017? Boa leitura!