Seguro de vida: como escolher a melhor opção para o seu estilo?
30 de janeiro de 2017

Seguro de vida: como escolher a melhor opção para o seu estilo?

Por Décio Rodrigues

Tantos anos de trabalho e esforço para dar uma boa condição de vida aos seus filhos e família. Imagine, então, se de uma hora para outra você não pudesse mais ajudar no sustento da casa devido a algum problema de saúde?

Por mais que seja difícil pensar nesses tipos de situação, é muito importante refletir sobre elas, para que seus dependentes, por exemplo, possam se manter caso algo aconteça. E, para esses casos, ter um seguro de vida pode garantir um dinheiro a mais para sua família, até que consigam se refazer tanto mental quanto financeiramente.

Para isso, uma seguradora é contratada, montando uma apólice — o contrato — com as coberturas escolhidas pelo contratante. Quer saber mais sobre este tipo de seguro? Aqui estão algumas informações que separamos sobre seguro de vida para que você possa garantir o conforto de sua família caso haja qualquer imprevisto. Acompanhe!

As coberturas do seguro de vida

Não existe uma classificação exata para esse tipo de seguro. Ele é definido segundo as coberturas contratadas. Para que seja eficaz sem gastar um dinheiro desnecessário, é importante avaliar sua situação de vida e suas reais necessidades.

Pensar essas questões pode ser algo até desgastante, porém, é de extrema importância fazê-lo para dar apoio financeiro aos seus dependentes e a você mesmo, caso ocorra algum acidente.

Algumas das coberturas mais comuns são:

Morte

Esta é uma cobertura obrigatória para qualquer seguro de vida e consiste no pagamento do capital segurado (a indenização) às pessoas definidas como beneficiárias no contrato em caso de morte natural ou acidental do segurado, a não ser que tenha ocorrido devido a riscos previamente excludentes segundo a apólice.

Diárias de Incapacidade Temporária (DIT)

Esta garante o pagamento de indenização da diária contratada, durante tempo em que não puder trabalhar nos casos de afastamento por doença ou acidentes definidos no seguro.

Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO)

Assegura o reembolso ― limitado pela indenização ― das despesas médicas, odontológicas e hospitalares que o contratante tiver com algum tipo de tratamento com orientação médica. O contratante fica livre para escolher os prestadores dos serviços necessários.

O tipo do seu trabalho

É importante ter em mente o tipo de trabalho que você faz. Se for um em que possam ocorrer acidentes, é válido contratar a cobertura para Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA).

Se for um profissional autônomo, uma opção pode ser contratar a Diária de Incapacidade Temporária (DIT). Pense nos riscos e nos casos de invalidez que podem ocorrer no seu atual trabalho e pondere antes de decidir qual serviço contratar.

Os beneficiários do seu seguro

Os beneficiários são as pessoas ou é a pessoa (física ou jurídica) que está registrada na apólice para receber o capital segurado, caso ocorra o sinistro. Pode ser um parente, amigo ou até mesmo alguém com quem o contratante não possui relação de amizade. Neste último caso, a seguradora pode pedir o motivo pelo qual o segurado escolheu um estranho.

Lembre-se de manter os beneficiários informados sobre os detalhes do seguro. Seu cuidado pode ser invalidado se eles não tiverem noção das condições contratadas, não souberem onde estão os documentos ou desconhecerem como agir nos casos de acionamento do seguro. Muitas vezes, alguns nem são informados do direito sobre o seguro! Mantenha-os sempre cientes de tudo.

Muitas seguradoras, em vez de montar planos com coberturas básicas e/ou adicionais, têm optado por oferecer seguros específicos para cada tipo de cobertura. Assim, é possível contratar uma cobertura de seguro de vida sob medida, sem gastar mais do que o necessário. Apenas fique atento aos riscos que lhe são passíveis e preze para que todos os detalhes sejam bem colocados na apólice, mantendo sempre bem informados os seus beneficiários.

Gostou desse artigo sobre seguro de vida? Então curta nossa página no Facebook!