Seguro de vida: quem pode contratar e qual é o momento certo?
6 de fevereiro de 2017

Seguro de vida: quem pode contratar e qual é o momento certo?

Por Décio Rodrigues

É costume que o cidadão comum acabe pensando no seguro de vida apenas quando já conta com idades mais avançadas. É nessa fase que a ocorrência de emergências e certos problemas de saúde tende a aumentar. Porém, será que a atitude é correta?

Podemos afirmar categoricamente que não. Recomenda-se que o sujeito pense o mais cedo possível na segurança de sua família, ou mesmo na manutenção da renda quando estiver afastado do trabalho: nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

Continue a leitura e entenda quem pode e o melhor momento para contratar um seguro de vida.

Há limite de idade para contratar um seguro de vida?

Não há qualquer lei ou norma infra-legal que determine limite máximo de idade para a contratação de um seguro de vida. Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro (que hoje gira em torno dos 75 anos), inclusive, o mercado tem oferecido um maior número de opções criadas especialmente para idosos.

Entretanto, é importante lembrar que nem sempre a pessoa conta com a sorte de uma vida tranquila e livre de imprevistos até alcançar a terceira idade. Contratar um seguro em idade mais avançada implica na perda das garantias por ele oferecidas por grande parte da vida, deixando o cidadão completamente desprotegido.

Qual o melhor momento para contratar um seguro de vida?

Recomenda-se que o seguro de vida seja contratado o mais cedo possível. Só assim o indivíduo poderá assegurar que seus dependentes e familiares não sintam um impacto financeiro na ocorrência de qualquer evento inesperado. Além disso, desta forma, a questão financeira não virá a significar empecilho na finalização do contrato.

A contratação de seguros de vida com coberturas mais abrangentes é indicada especialmente para quem efetivamente contribui para o sustento de um lar ou dependa em grande parte de sua própria renda, já que a apólice pode determinar o pagamento de valores de diárias no caso de incapacidade temporária.

Existem pré-requisitos para contratar um seguro de vida?

Sim, existem regras preestabelecidas para a contratação de um seguro de vida. Poderá ocorrer a exclusão de certos riscos (o que é feito após a análise do perfil do candidato, no caso concreto) quando da elaboração da proposta ou pagamento de prêmios diferenciados para situações que sejam mais específicas.

É ideal, assim, que você procure uma corretora idônea e de confiança, a fim de que possa encontrar a melhor solução para seus anseios. Bons corretores saberão conciliar coberturas interessantes a preços razoáveis.

Quais as facilidades e benefícios de se contratar um seguro de vida?

O seguro de vida é a melhor solução para quem busca praticidade, comodidade e segurança. Oferece como principal benefício a possibilidade de escolha de beneficiários no momento da contratação, com a vantagem de inclusão de novas pessoas no futuro.

Além disso, uma vez ocorrida a situação descrita na apólice como necessária para o recebimento da indenização, o procedimento acontece com agilidade e conforto. Logo, em uma emergência, os dependentes não estarão desamparados, já que seguro não entra no montante de bens a serem inventariados por não constituir parte da herança.

E então, entendeu como e quando contratar um seguro de vida? Curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma dica como essa!