Corretora de seguros ou banco: onde devo fazer um seguro de vida?
9 de janeiro de 2017

Corretora de seguros ou banco: onde devo fazer um seguro de vida?

Por Décio Rodrigues

No meio de todos os empréstimos, aplicações e operações de todo o tipo que seu banco já te oferece e possivelmente executa muito bem, talvez você já tenha considerado um serviço de seguro oferecido. E mais: provavelmente, já deve ter se perguntado se vale mais a pena contratar um seguro do banco ou de uma corretora de seguros.

Se você tem essa dúvida, continue a leitura que vamos esclarecer as principais diferenças para que você faça a melhor escolha!

Especificidade do serviço

Os bancos, atualmente, possuem uma estrutura extremamente complexa de serviços e departamentos, oferecendo o máximo possível de facilidades e operações a seus clientes.

Sem dúvidas, é muito interessante centralizar toda a sua vida financeira em um só local ― além das facilidades tecnológicas que permitem controle direto de operações bancárias pela internet. E não podemos negar que as atividades bancárias são sérias e envolvem muita responsabilidade, exigindo profissionais bem qualificados.

No entanto, seguros ― especialmente de vida ― possuem peculiaridades bem distintas em relação a serviços tipicamente bancários. Seu foco, seu objetivo e o momento de sua pertinência são completamente diferentes.

Uma corretora de seguros dedica todos os seus esforços apenas a ofertar o seguro. Portanto, espere um atendimento muito mais especializado e, mais importante, maior atenção a detalhes quanto às hipóteses de cobertura e planos, por exemplo.

Experiência com seguros de vida

Corretores de seguros possuem toda uma formação voltada à venda de seguros. Em uma conversa, eles saberão informar todos os detalhes dos planos que podem ser contratados, as hipóteses de cobertura e até mesmo eventuais matérias de conteúdo jurídico que possam ter importância na apólice.

Ao contrário dos gerentes de banco, que são quem geralmente administram os seguros de vida oferecidos pelas instituições financeiras, e possuem geralmente formação voltada à economia e ao mercado das finanças.

Praticidade

As negociações bancárias são conhecidas por envolverem burocracias sem fim. Há uma série de exigências a serem cumpridas pelo próprio cliente, sobretudo envolvendo entrega de documentos. Tudo isso gasta tempo.

Os corretores de seguro, por outro lado, tendem a simplificar todo o processo de contratação, desde a apresentação do melhor plano até a assinatura do contrato. Além disso, são muito mais acessíveis para atendimento, seja para a explicação de detalhes do plano, seja para eventuais alterações. Como mencionamos, são profissionais especializados em seguros, portanto, espere respostas ágeis e seguras.

Proximidade e atenção

A corretora de seguros é uma empresa que lida com assuntos delicados. Geralmente, seu acionamento é realizado em momentos de acidentes ou fatalidades. Assim, seus profissionais são orientados a promover um atendimento ágil e compreensivo durante todas as etapas do seguro.

Esse tipo de atendimento não é importante apenas no momento de solicitar a cobertura, mas durante toda a vigência do contrato. Com isso, sendo necessária uma consulta para esclarecimentos ou a mudança de alguma condição do plano, há maior abertura e margem de negociação quando há a contratação de uma corretora de seguros.

Raros são os bancos que promovem contato facilitado entre cliente e seu gerente, e para matérias que envolvem seguro de vida, há a necessidade de maior sensibilidade. Bancários estão acostumados a lidar com matérias financeiras, e podem não ter o tato necessário para lidar com situações que envolvam o seguro de vida, o que faz parte do dia a dia dos corretores de seguro.

Quando vemos a necessidade da contratação de um seguro de vida, buscamos tranquilidade e confiança. Enquanto o seguro é mais um dos serviços que seu banco pode te oferecer, as corretoras de seguro são especializadas nisso, e se destacam pela experiência agregada e atendimento adequado às peculiaridades das situações que exigem a cobertura.

Percebeu as vantagens de contratar uma corretora de seguros? Confira, então, nosso post explicando 5 mitos sobre o seguro de vida!