Segurança do trabalho: 4 dicas para prevenir acidentes
19 de fevereiro de 2017

Segurança do trabalho: 4 dicas para prevenir acidentes

Por Décio Rodrigues

Milhares de trabalhadores, todos os anos, morrem ou ficam gravemente feridos em razão de acidentes de trabalho. Esses acidentes culminam em gastos com licenças médicas por parte do INSS, indenizações por parte da empresa e, o pior, em longos e dolorosos tratamentos terapêuticos por parte dos acidentados, além de possível perda da capacidade laboral.

No entanto, a maior parte desses acidentes poderia ser facilmente evitada com a adoção de medidas de segurança do trabalho e com observância rigorosa pelos trabalhadores e supervisores.

Então, continue lendo nosso post e veja nossas dicas para prevenir acidentes de trabalho em sua empresa.

1. Use os equipamentos de proteção individual

O uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), além de essencial para a proteção do empregado, é obrigatório de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo tal ordenamento, a empresa está obrigada a fornecer, gratuitamente, o equipamento a seu funcionário, o qual deve estar em perfeito estado de conservação e funcionamento, além de adequado ao risco a que está exposto. Nesse sentido é também a NR-06 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além de fornecer o EPI, cabe ao responsável pela empresa exigir dos funcionários o seu uso, assim como cabe aos funcionários o uso desses equipamentos. A recusa por parte do empregado pode, inclusive, dar ensejo à dispensa por justa causa.

2. Mantenha o ambiente de trabalho organizado e sinalizado

Para evitar acidentes, é essencial que o ambiente de trabalho, sobretudo os perigosos, mantenham-se organizados. Para isso, todos os equipamentos e ferramentas devem estar no devido lugar e os produtos tóxicos e perigosos estocados corretamente.

Nesse sentido, os locais ou produtos que ofereçam algum risco devem estar devidamente sinalizados por meio de placas. Os equipamentos de proteção coletiva, como extintor de incêndio, devem permanecer em local de fácil acesso.

Acrescente a isso o fato de que os equipamentos e as máquinas devem estar acompanhados de instruções claras de uso, como o Procedimento Operacional Padrão (POP). Já o ambiente interno deve ser organizado e com pintura de faixa delimitadora, para evitar acidente por invasão de área restrita.

3. Divulgue os riscos e a forma de prevenção

É comum que acidentes aconteçam por falta de conhecimento dos funcionários sobre os equipamentos ou por total imprudência. Essas duas causas podem ser facilmente evitadas com o treinamento e capacitação dos empregados.

Isso porque os trabalhadores devem estar cientes sobre os riscos a que estão sujeitos nas atividades realizadas, bem como sobre as medidas de precaução e segurança a serem tomadas para evitar acidentes, assim como a maneira correta de agir se eventualmente acontecer.

O conhecimento sobre os riscos não só aumenta os cuidados por parte do funcionário, como diminui a sua imprudência, uma vez que ele evita o acesso a locais aos quais não está autorizado e o manuseio de equipamentos para os quais não está habilitado.

Por tudo isso, a empresa deve promover, constantemente, cursos de capacitação, além de realizar simulações e fiscalizações para corrigir as falhas.

4. Comunique os incidentes

Qualquer acontecimento fora da normalidade e dos padrões de segurança deve ser comunicado aos superiores da empresa, como falhas na fiação elétrica, exposição indevida de produtos tóxicos, falta do equipamento de proteção individual, enfim, qualquer situação que possa colocar os trabalhadores em risco.

Em geral, as empresas contam com um procedimento para o registro de incidentes, a fim de evitar que eles se transformem em acidentes mais sérios.

No entanto, se o incidente foi comunicado e a empresa se manteve inerte, o trabalhador pode procurar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a fim de solicitar alguma providência.

Seguindo todas essas dicas, tanto empresa quanto funcionários estarão garantindo a segurança do trabalho e poderão reduzir, consideravelmente, o número de acidentes ou, pelo menos, a sua gravidade.

Gostou do post? Então é só curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais posts como este!