16/10/2017

5 dicas para escolher o melhor seguro residencial para você

Por Décio Rodrigues

Desfrutar de uma vida mais tranquila e segura exige certos tipos de investimentos. Nesse sentido, escolher o seguro residencial que atenda às suas necessidades é essencial para garantir um serviço que proteja a sua casa e o seu maior patrimônio: a família.

Hoje, o mercado oferece diversas opções de seguro residencial. Porém, alguns detalhes como o tipo de cobertura e a credibilidade da empresa contratada devem ser analisados antes de fechar o negócio.

Veja agora algumas dicas fundamentais para ajudá-lo a escolher o melhor seguro para a sua casa e conforme o que você precisa. Confira!

1. Avalie o que a empresa oferece

Primeiramente, consulte um corretor da sua confiança para avaliar o que as empresas estão oferecendo nos diferentes tipos de planos.

Em geral, as seguradoras oferecem desde coberturas mais básicas até a contratação de proteções extras para casos especiais, como roubos, danos elétricos e quebra de vidros, por exemplo.

Assim, é preciso se certificar a respeito de suas necessidades, bem como avaliar quais as suas prioridades, antes da negociação final.

2. Defina suas prioridades

A cobertura das seguradoras varia conforme cada residência  e sua localização regional.

Logo, se você mora em uma região onde há riscos causados por fenômenos naturais, como chuva de granizo e vendaval, é essencial garantir que o seguro oferecerá proteção para esse tipo de situação.

A boa notícia para aqueles que moram em prédios é que, normalmente, o condomínio já é segurado.

Entretanto, há certos riscos que não estão inclusos nos contratos de seguro de condomínio. Então, a dica é ficar atento a esses detalhes, analisar a apólice e, se necessário, contratar coberturas adicionais para o seu apartamento,

3. Atente-se ao questionário

Além de conferir o que a seguradora oferece, não se esqueça também de que é essencial ser honesto na avaliação prévia feita através de um questionário, que servirá para definir os riscos que o imóvel está sujeito e o valor do seguro.

Algumas pessoas entendem que a omissão de informações resultará em um valor mais baixo para o pagamento do seguro. No entanto, isso poderá acarretar muitos problemas no momento em que ele for acionado.

4. Avalie todos os planos disponíveis

Conheça todos os planos disponibilizados pela seguradora e analise bem cada tipo de cobertura oferecida. E, conforme as suas prioridades, opte por planos que garantam o bem-estar da sua família, conforme os tipos de riscos que possam, eventualmente, ocorrer.

Além do mais, há a possibilidade de contratar um determinado plano e adicionar as coberturas extras que você julgar necessárias.

Ou seja, com essa flexibilidade, será ainda mais fácil adequar um seguro as suas necessidades pessoais e familiares.

E, para garantir ainda mais tranquilidade na hora de escolher o seguro residencial, o ideal é fazer todas essas avaliações com um experiente corretor de seguros. Pois, ele saberá exatamente quais são as melhores seguradoras que oferecem serviços com qualidade diferenciada.

5. Analise o custo benefício

Ainda que o preço do seguro seja relevante, esse tipo de contrato não deve ser considerado apenas pelo valor; mas, pelo nível de segurança e de eficiência dos serviços garantidos ao segurado.

Assim, vale a pena analisar bem os custos e os benefícios antes de decidir qual seguradora escolher.

E aí, você gostou deste artigo? Então que tal saber agora outras 4 coisas que você precisa saber sobre seguro residencial?