4 coisas que você precisa saber sobre seguro residencial
7 de setembro de 2017

4 coisas que você precisa saber sobre seguro residencial

Por Décio Rodrigues

Fazer um seguro residencial diminui a possibilidade de diversos transtornos, pois esse recurso auxilia em momentos difíceis. Infelizmente, imprevistos acontecem, e nem sempre a sua reserva de emergência será suficiente para arcar com todos os prejuízos.

Você é uma pessoa que sempre se preocupou em proteger seu patrimônio, mas ainda tem muitas dúvidas sobre seguro residencial, não é mesmo? Então tranquilize-se, pois é isso que queremos solucionar neste artigo.

Separamos 5 coisas que você precisa saber sobre seguro residencial, para deixar o receio de lado e garantir a segurança da sua família. Venha conferir!

1. Quais são as coberturas oferecidas?

Normalmente, o pacote básico de um seguro residencial oferece garantias contra danos decorrentes de incêndio, raio e explosão.

Porém, também é possível contratar outras coberturas para os danos causados por vendavais, granizos, furtos, roubos, responsabilidade civil, danos elétricos, entre outros.

Para as coberturas contra furtos e roubos, o processo é um pouco mais delicado. Por isso, é importante que você converse com o seu corretor para informar quais são os principais bens que você gostaria de proteger.

2. O que fazer quando acontecer um sinistro?

Por mais que esse seja um momento de muito estresse e preocupação, é importante manter a calma. Quando o sinistro acontecer, é necessário entrar em contato com a sua corretora o mais rápido possível, .

Outro ponto importante: tente conservar os vestígios e indícios no local do sinistro, e preserve todos os bens que foram atingidos. Dessa maneira, você colaborará com a perícia e a seguradora, pois esses passos facilitaram o trabalho deles.

3. O que acontece em caso de desastres naturais?

Caso aconteça um desastre natural, você pode acionar a sua seguradora, a qual vai restituir os bens que foram perdidos, ou oferecer uma indenização que vai auxiliar nos custos com a reconstrução de imóvel e mão de obra.

Normalmente, o pagamento da indenização é feito dentro de 30 dias, após a entrega de toda a documentação exigida pela seguradora.

Conforme foi abordado no início do texto, são considerados desastres naturais desde os danos causados por raios até vendavais, por exemplo. Por isso, é importante que você converse com o seu corretor, a fim de esclarecer que tipo de desastre natural o seu seguro cobre, para não ter transtornos futuros.

4. Como o seguro deve ser acionado?

Para acionar o seguro, você precisa entrar em contato imediatamente com a sua corretora, pois é ela quem vai orientá-lo sobre como passar as informações para seguradora. Com essas orientações, é muito provável que a sua indenização seja paga no menor tempo possível.

5. Quais os cuidados necessários para a contratação do seguro residencial?

Antes de realizar a contratação de um seguro residencial, muitos fatores devem ser levados em consideração, principalmente, sobre qual corretora escolher. É essencial que o corretor de seguros seja registrado na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) — autarquia responsável por fiscalizar e controlar o mercado de seguros —, e esteja habilitado para administrar todos os tipos de seguros.

Também é importante que a corretora preze pelo bom atendimento, sempre com o objetivo de satisfazer seus clientes.

Grosso modo, a corretora precisa ter competência comprovada, clientes satisfeitos e cases de sucesso.

O seguro residencial vai proteger você e sua família de sérios problemas financeiros e emocionais. Imprevistos acontecem, e é por isso que é preciso estar preparado para solucioná-los. Portanto, evite transtornos em casos de emergências, garanta à sua família a tranquilidade e segurança que eles merecem!

Ainda tem dúvidas sobre seguro residencial? Então deixe seu comentário aqui embaixo, ficaremos muito felizes em poder ajudá-lo!