Coberturas adicionais do seguro de vida: 5 coisas para saber
19 de agosto de 2017

Coberturas adicionais do seguro de vida: 5 coisas para saber

Por Décio Rodrigues

O seguro de vida é uma precaução importante para quem deseja dar proteção à família e a outras pessoas queridas, caso venha a faltar. Contudo, com as coberturas adicionais do seguro de vida esta proteção pode ser ampliada de maneira significativa, alcançando, inclusive, o titular da apólice.

Confira, nesse post, cinco informações que você precisa saber sobre o assunto!

1. A cobertura por morte

A cobertura por morte natural ou acidental do titular do seguro é a garantia básica de qualquer apólice de vida. Com ela, caso o segurado venha a falecer, a seguradora paga aos beneficiários indicados na apólice o valor da indenização acertada na contratação do seguro.

2. As coberturas adicionais do seguro de vida

Além da cobertura básica, as seguradoras também oferecem coberturas adicionais, que asseguram os beneficiários da apólice outras indenizações além daquela prevista na cobertura básica e que serão muito importantes se houver o sinistro.

Por exemplo, a apólice pode prever o pagamento de despesas com o funeral do segurado e o pagamento de cestas básicas, de acordo com o que for definido no contrato. Ainda, é possível contratar o pagamento em dobro da indenização aos beneficiários, caso o segurado morra acidentalmente.

Entre as coberturas adicionais do seguro de vida, há a possibilidade de pagamento da indenização mesmo antes da morte do segurado. Com essa contratação, caso o segurado apresente quadro clínico terminal provocado nas circunstâncias previstas na apólice, a indenização é paga antecipadamente.

3. Coberturas para o segurado

Mas as coberturas adicionais do seguro de vida não indenizam somente os beneficiários da apólice. Há contratações que também preveem a indenização para o próprio segurado.

Por exemplo, se houver a contratação desse benefício, o segurado pode ser indenizado se perder o emprego involuntariamente e sem justa causa.

Mais: na apólice de vida também é possível incluir cobertura para os casos de invalidez e de incapacidade temporária. Ao mesmo tempo, é possível cobrir despesas médicas, hospitalares e odontológicas com o seguro de vida.

4. Cobertura para a família

Todas as coberturas previstas na apólice de vida podem ser estendidas para a família do segurado. Nesse caso, o pagamento do benefício em caso de morte do cônjuge ou dos filhos ou de outros benefícios contratados é feito ao segurado ou aos demais beneficiários indicados na apólice.

Há ainda uma cobertura especial para doença congênita de um ou mais filhos, que pode ser útil para custear despesas com tratamentos especiais que sejam necessários.

5. Vantagens

O custo de um seguro de vida básico é extremamente acessível, com parcelas mensais que podem ser pagas com grande facilidade. Para obter as coberturas adicionais esse custo não aumenta muito.

Os preços variam de seguradora para seguradora. Porém, de modo geral, um plano com coberturas adicionais fica, em torno de 30% mais caro do que um plano básico. Portanto, a primeira vantagem está em aumentar de maneira significativa a abrangência do seguro sem que o custo da apólice aumente na mesma proporção.

Vale ainda destacar que, da mesma forma como ocorre com a indenização em caso de morte do segurado que é garantida na contratação básica, as indenizações previstas nas coberturas adicionais do seguro de vida não sofrerão incidência do Imposto de Renda.

Além disso, elas não precisarão fazer parte do inventário — o que significa que ficarão disponíveis imediatamente — e não estão sujeitas a penhora ou execução — o que garante o recebimento em qualquer circunstância.

Agora que você já sabe mais sobre as coberturas adicionais do seguro de vida, leia o nosso próximo artigo e descubra como é possível garantir uma renda fixa em caso de invalidez.