Afastamento por invalidez: entenda como garantir uma renda fixa
11 de maio de 2017

Afastamento por invalidez: entenda como garantir uma renda fixa

Por Décio Rodrigues

Essa pode ser uma situação distante para você, mas nunca se sabe quando será necessário ter um afastamento por invalidez. Qualquer pessoa precisa considerar essa possibilidade e verificar quais são as opções para garantir uma renda fixa.

Esse tipo de afastamento é ocasionado por um acidente ou doença que incapacite a pessoa ao trabalho que ela está acostumada a realizar. Por exemplo: a perda da visão de um dos olhos ou problemas neurológicos que impeçam a pessoa de gerir a sua vida.

O que é possível fazer nesse caso para continuar tendo uma renda fixa? Existem duas opções: solicitar o afastamento pelo INSS ou apostar no seguro de vida. Entenda melhor as duas opções!

Aposentadoria previdenciária

O afastamento realizado por condição de invalidez é complexo quando a pessoa depende do INSS. É preciso passar por uma perícia médica, que vai atestar a situação do segurado. O problema é que a consulta pode demorar vários meses.

Isso ocorre porque há uma fila grande de pessoas que precisam realizar esse procedimento devido a acidentes de trabalho, doenças, invalidez, etc.

O valor que será recebido é calculado com base no salário de benefício e renda mensal.

Seguro de vida

Essa é a modalidade mais indicada porque garante mais tranquilidade para a pessoa vítima de invalidez. As coberturas mais comuns do seguro de vida são as seguintes:

  • morte do segurado, situação em que o beneficiário recebe uma indenização;
  • invalidez laborativa permanente total por doença (ILPD), ou seja, uma doença da qual o segurado não pode se recuperar nem reabilitar. Assim é feito o pagamento da indenização;
  • invalidez funcional permanente total por doença (IFPD), que ocorre quando uma doença causa invalidez e o segurado não pode ser mais independente;
  • doenças graves, que são aquelas caracterizadas e especificadas em contrato;
  • invalidez permanente total por acidente (IPA), que assegura o pagamento da indenização devido a um acidente pessoal.

No caso do IPA, o limite da indenização é de até 100% do capital segurado que foi contratado. É importante destacar que a invalidez é considerada após o término do tratamento, quando já acabaram todos os recursos disponíveis para a recuperação do indivíduo.

A partir do recebimento da indenização do seguro de vida, o usuário pode aplicar esse dinheiro e utilizar o valor do INSS como complementação da renda junto com o retorno das aplicações.

Outra possibilidade é solicitar o pagamento mensal ao próprio segurado, que serve como uma renda fixa. O parcelamento do montante geralmente é realizado em até 12 vezes e, nesse período, você tem maior segurança todos os meses.

Caracterização do afastamento por invalidez

Para garantir essa renda fixa e receber sua indenização você precisa estar atento ao conceito de invalidez utilizado pelos seguros de vida. O termo designa a incapacidade para exercer atividades remuneradas plenamente ou a perda de funções que prejudiquem a independência funcional do indivíduo.

A invalidez também pode ser classificada de modos diferentes. Ela pode ser por doença, ou acidente pessoal. No segundo caso é entendida como um evento súbito, externo e violento que reduz ou elimina a possibilidade de executar as atividades normais.

Também existe a invalidez laborativa ou funcional. A primeira leva em conta somente a ocupação do segurado. Ou seja, o acidente ou doença o incapacita para exercer sua atividade profissional. A segunda considera a funcionalidade física do corpo.

Fica evidente, então, que a melhor opção para garantir uma renda fixa é o seguro de vida. O INSS é uma alternativa, mas o valor recebido poderá ser abaixo dos rendimentos atuais, o que se torna um problema.

Já o seguro de vida oferece o pagamento de até 100% do valor contratado e garante que a sua qualidade de vida seja mantida com o passar do tempo.

Entendeu como ter uma renda fixa na situação de invalidez? Se você quer ter mais segurança e se precaver desse tipo de situação, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!