Seguro de vida: 6 cuidados na hora de contratar a seguradora
1 de maio de 2017

Seguro de vida: 6 cuidados na hora de contratar a seguradora

Por Décio Rodrigues

Há quem pense que a contração de um seguro de vida é uma tarefa banal, que implica apenas na aquisição de uma apólice qualquer e pronto! Está tudo resolvido. Contudo, a realidade é bastante diferente.

Além da avaliação dos tipos de cobertura mais apropriadas, o interessado na contratação também deve ficar atento, na hora de contratar uma seguradora.

Afinal, sem um critério muito rigoroso, o que deveria ser uma prevenção, capaz de dar tranquilidade em momentos difíceis, se torna uma dor de cabeça a mais, justamente nas horas mais impróprias.

Esteja atento a 6 cuidados importantes, na hora de contratar uma seguradora!

1. Pesquisar antes de contratar uma seguradora

Muito se fala sobre o planejamento financeiro necessário para quem deseja contratar um seguro de vida e também sobre a atenção necessária para os tipos de cobertura adequados para cada caso.

Contudo, é preciso atenção, também, com os cuidados necessários na hora de contratar a seguradora, que será a instituição responsável por garantir tudo aquilo que for especificado na apólice.

De fato, para atuar de forma legal no mercado de seguros, toda empresa precisa ser devidamente autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão federal responsável pelo controle e pela fiscalização dos seguros no Brasil.

Porém, existem outros aspectos que precisam ser avaliados.

2. Verificar a capacidade financeira da seguradora

Para ser credenciada pela Susep, a seguradora passa por uma série de avaliações que consideram, inclusive, a capacidade financeira que ela tem para garantir os compromissos que assumir junto ao mercado. Contudo, existem situações comerciais que podem levar uma seguradora a manter os compromissos, mas não com a presteza ou com a agilidade que o cliente necessita.

Na contratação de um seguro de vida, cujos benefícios precisam ser disponibilizados para o segurado ou para os beneficiários o mais rápido possível, esse é um aspecto de suma importância.

3. Pesquisar sobre a agilidade e qualidade do atendimento pós-venda

Todo mundo conhece a fama daquelas empresas que são muito ágeis e atenciosas no momento de vender um produto, mas que, depois, se tornam totalmente desatentas para as demandas dos clientes. Com algumas seguradoras não é diferente.

Portanto, é preciso investigar a reputação da empresa, buscando avaliar a forma como ela atende os clientes para prestar informações, esclarecer dúvidas e dar assistência, nos casos de sinistro.

4. Observar os serviços adicionais contratados

As seguradoras costumam associar alguns benefícios adicionais às apólices de seguro de vida, como auxílio-funeral, por exemplo. Portanto, é importante procurar informações também sobre a qualidade desses serviços.

Afinal, qualquer surpresa negativa no cumprimento do que foi contratado pode gerar gastos imprevistos e até em situações constrangedoras, como a de ter que ficar insistindo para haver os próprios direitos.

5. Avaliar a clareza das informações prestadas

Por determinação da SUSEP, toda apólice de seguro deve trazer as informações claras sobre as condições contratadas, com letra legível, destacando os pontos de especial interesse do segurado — como os dados da cobertura, por exemplo.

Contudo, além destas informações obrigatórias, as boas seguradoras se empenham em prestar aos clientes o máximo de assistência, a fim de mantê-los devidamente informados sobre os procedimentos que devem adotar, em caso de necessidade de utilizar o seguro de vida e outros serviços.

6. Escolher uma boa corretora na hora de contratar um seguro de vida

A empresa corretora de seguros também precisa ser credenciada pela SUSEP. Sua função é de intermediar a negociação das apólices entre as seguradoras e interessados na contratação de seguros.

Uma boa corretora se mantém plenamente informada sobre as condições do mercado, inclusive sobre os aspectos que dizem respeito à qualidade das seguradoras. Por isso, contar com uma corretora na hora de contratar um seguro de vida pode tornar o processo mais tranquilo.

Se você quer uma opinião de confiança, para saber mais informações sobre seguro de vida e os cuidados na hora de contratar uma seguradora, fale conosco! Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.