Conheça os seguros que cobrem a perda da capacidade laboral
27 de abril de 2017

Conheça os seguros que cobrem a perda da capacidade laboral

Por Décio Rodrigues

A capacidade laborativa é a aptidão para a execução de tarefas relacionadas ao trabalho. Quando ocorre a perda dessa aptidão, o profissional costuma ser afastado de suas atividades e substituído por outra pessoa. Nesse cenário, existem os seguros que cobrem a perda da capacidade laboral, que podem auxiliar na hora de estar preparado para enfrentar situações como essa.

A impossibilidade para o trabalho é uma circunstância que exige do trabalhador um “plano B”. Esse plano garante que o profissional tenha condições financeiras de suportar suas necessidades.

Conheça, neste post, as opções de seguros que podem ajudar nesses casos e descubra de que forma você pode garantir o seu conforto financeiro em caso de impossibilidade para o trabalho:

Seguro por invalidez permanente total ou parcial por acidente

Entre os seguros que cobrem a perda da capacidade laboral, está o seguro por invalidez permanente (total ou parcial) por acidente. Configura-se o direito de recebimento desse seguro quando ocorre a perda ou redução definitiva (total ou parcial) de membro ou órgão em razão de um acidente pessoal.

A invalidez permanente exige um acompanhamento médico completo, devendo a conclusão acerca da invalidez permanente ser constatada após esgotados os tratamentos médicos disponíveis para tentativa de recuperação do segurado.

O segurado que contrata este tipo de seguro deve estar atento às cláusulas que garantem o recebimento. Muitas situações não se enquadram no que está descrito na apólice e você pode não ter direito ao recebimento do seguro se estiver fora de tais condições.

O pagamento da indenização e a tabela de cálculo vão variar de acordo com as informações que constam na apólice de seguro contratado. Essa regra é válida para todas as modalidades de seguro. Por isso, é importante conhecer a apólice e buscar uma corretora de seguros séria.

Seguro por invalidez laboral temporária por doença

O seguro por invalidez laboral temporária por doença (incapacidade temporária) é aplicado às situações em que o segurado recebe o diagnóstico de uma doença temporariamente incapacitante e que não disponha de tratamento ou reabilitação a fim de garantir o retorno imediato à sua atividade laborativa.

Vale destacar que só há cobertura por invalidez laboral se a mesma for temporária. O recebimento das diárias pelo período de afastamento do trabalho se limita a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias no valor da diária contratada.

Seguro por invalidez funcional permanente total por doença

Caracteriza-se como invalidez funcional permanente por doença aquela que causa a perda da independência do segurado. Está relacionada à perda de autonomia e, consequentemente, das condições para gozar a vida.

Enquadram-se nesse seguro situações como: cegueira, doença mental incapacitante, doenças do sistema nervoso de forma geral, deficiências motoras, entre outras.

É possível encontrar diversas opções de planos de seguro no mercado. Antes de fazer uma contratação de tais serviços, é importante avaliar as condições expostas na apólice e verificar para quais doenças o plano oferece cobertura.

A apólice costuma descrever as doenças que abrangem o seguro. Então, esteja atento a essa listagem. Busque sempre corretoras sérias e que prestem todas as informações necessárias para o entendimento da apólice e dos direitos e deveres relacionados.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião sobre seguros que cobrem a perda da capacidade laboral!