Afinal, qual melhor idade para fazer um seguro de vida?
16 de agosto de 2017

Afinal, qual melhor idade para fazer um seguro de vida?

Por Décio Rodrigues

Hoje em dia, a preocupação dos jovens com o bem-estar (próprio e da família) a longo prazo não é uma das prioridades. No entanto, a cautela aumenta conforme a idade avança.

Seja para garantir a segurança dos filhos, do (a) cônjuge ou até mesmo a própria, várias possibilidades começam a ser consideradas e, entre elas, a mais atrativa propende a ser o seguro de vida.

Nesse momento pode surgir a dúvida: “Será que estou na melhor idade para fazer um seguro de vida?“.

No decorrer deste artigo, você verá que a idade não é o único fator que se deve levar em conta quando estiver considerando esse tipo de serviço. Acompanhe e descubra o porquê:

A função de um seguro de vida

Antes de tudo, é preciso deixar bem claro que existem diferentes modalidades de coberturas para seguros de vida.

Cada uma delas se adéqua a situações específicas e, por isso, podem ser oferecidas separadamente ou em formatos de planos.

seguro de vida, muito confundido com o seguro de acidentes pessoais  (entenda aqui a diferença) é um contrato com uma seguradora, garantindo que os beneficiários indicados por você recebam uma indenização em caso de morte natural, morte acidental, invalidez permanente, doenças graves etc.

Algumas considerações importantes

Um dos principais motivos que fazem com que esse serviço seja procurado é o fato de que conjuntos familiares podem depender de um único indivíduo para o manter a saúde financeira.

Ou seja, algumas pessoas são parte importante do sustento e do bem-estar de suas casas, bem como daqueles com quem convivem, de forma que a ausência dessas pessoas causaria uma instabilidade e uma queda no padrão de vida de suas famílias.

Essa falta não precisa ser necessariamente física (morte).

Se você ficar incapaz de exercer suas atividades, por exemplo, a situação financeira dos seus dependentes entra no mesmo contexto de fragilidade.

Tendo isso em mente, esses são os fatores que você deve levar em consideração quando estiver pensando em contratar um seguro:

  • analise o quão importante você é para o suprimento de sua família;
  • entenda que acidentes e imprevistos graves acontecem com qualquer um;
  • caso fique incapaz de trabalhar, o seguro vai servir como uma forma de manter a renda;
  • saber que sua família está protegida traz uma enorme tranquilidade pessoal.

A melhor idade para fazer um seguro de vida

Ok! Eu decidi que um seguro de vida é importante para mim. Mas devo contratá-lo agora? Tenho muita idade? Pouca?

De fato, a sua faixa etária influência na hora da contratação.

Isso acontece porque as seguradoras avaliam o risco que seus clientes possuem de virem a utilizar o benefício.

Por exemplo, pessoas idosas têm mais chances de virem a óbito do que pessoas jovens, e isso faz com que o preço das apólices seja menor ou maior, dependendo da idade.

Além disso, os serviços tradicionais costumam ter um limite de idade para a contratação, geralmente, de 60 ou 65 anos. E, mesmo assim, os idosos também conseguem adquirir seguros de vida, já que algumas seguradoras oferecem coberturas específicas para essas circunstâncias.

Contudo, doenças e acidentes não podem ser previstos, isso é, qualquer um pode ser acometido por uma doença grave, se acidentar no trânsito, em casa, no trabalho etc., deixando os filhos e os outros familiares em situações complicadas.

Sendo assim, é essencial ter em mente que não existe uma melhor idade para fazer um seguro de vida: qualquer uma é recomendada.

Garantir a sua proteção financeira e a da sua família não é só uma questão de quão idoso você está, é também uma questão de planejamento.

Portanto, se estiver pensando em adquirir essa forma de proteção, não se esqueça de analisar bem suas opções e descobrir quais coberturas atendem melhor suas necessidades!

O artigo foi útil? Deixe um comentário e nos ajude a descobrir!