4 erros que podem prejudicar a contratação do seu seguro de vida
13 de agosto de 2017

4 erros que podem prejudicar a contratação do seu seguro de vida

Por Décio Rodrigues

Os seguros de vida são produtos que garantem a cobertura do segurado em casos especiais, como acidentes, doenças e, até mesmo, morte.

Mas é preciso tomar certos cuidados ao contratar seguro e não ser prejudicado. Confira a seguir 4 erros que podem atrapalhar a contratação de seguro de vida!

1. Contratação de seguro de vida fora das corretoras especializadas

É importante contratar seguro de vida com corretores que trabalham no ramo. Esses profissionais estão aptos a indicar o melhor tipo de seguro para você e sua família.

Além de indicar o melhor tipo de seguro, ele aponta a seguradora que mais se encaixa em cada caso, ou seja, a que oferece o melhor custo-benefício.

Quando se faz contratação de seguro de vida fora de corretoras especializadas, como em bancos, corre-se o risco de não comprar o melhor produto para si mesmo, mas o que é mais vantajoso para o banco.

Considere, por exemplo, que um profissional autônomo que é casado e possui filhos necessita de um seguro diferente de um industriário solteiro que não tem dependentes. Por isso, é importante consultar o corretor especializado para que ele possa orientar a escolha do seguro.

2. Mentiras na hora da contratação

Para orientá-lo com segurança, o corretor precisa de informações fidedignas. Se, por algum motivo, você mente, isso pode prejudicar a sugestão. E, consequentemente, a sua escolha.

Além disso, na hora da contratação de seguro de vida, é necessário responder certas questões, como os hábitos de vida da pessoa (se ela bebe, fuma, tem alguma doença grave e assim por diante).

Um fumante incorrigível, por exemplo, deverá pagar um valor mais alto de seguro, já que sua conduta facilita a ocorrência de doenças sérias, como câncer de pulmão. Algumas pessoas mentem para ter direito a um seguro mais barato, o que não é recomendado.

As seguradoras possuem meios de descobrir se a pessoa realmente falou a verdade. Depois de registrado o sinistro, alguns profissionais investigam para ter certeza de que tudo aconteceu do jeito que foi relatado.

Caso descubram alguma irregularidade, o segurado e sua família perdem o direito à cobertura e ainda podem responder por crime de fraude, que é previsto na lei.

3. Não considerar as necessidades de sua família

Os seguros de vida podem garantir proteção tanto à sua família, em caso de invalidez, ou caso você seja afastado de suas funções temporariamente devido a doença ou a acidente.

O seguro de vida deve, portanto, integrar o planejamento familiar, não importando o uso dado a ele (garantia de renda e sustento, educação dos filhos, custos de inventário e assim por diante).

Nesse sentido, é de suma importância considerar quais são as reais necessidades de sua família para contratar o seguro mais adequado.

Ainda que você não tenha grandes necessidades, sendo solteiro, por exemplo, recomenda-se a contratação de seguro de vida simplificado, com coberturas básicas.

E existe uma boa razão para essa contratação, pois quanto mais jovem você contratar seguros, mais baratos eles serão. Com o passar do tempo e o surgimento de outras necessidades, você poderá ir adicionando novas coberturas à apólice.

4. Escolher o seguro de vida mais barato

Esse é um erro que pode levar a gastos desnecessários. Escolher o seguro mais barato, adquirido em qualquer local e com coberturas mínimas (quando você possui muitas necessidades), talvez nem valha a pena.

Você poderá ainda contratar um seguro abrangente por um valor muito baixo, mas de uma instituição duvidosa, que poderá apenas estar roubando seu dinheiro.

É melhor pagar mais por um produto garantido que correr riscos à-toa.

Já pensou na contratação de seguro de vida? Aproveite e curta a página da Vexa Corretora de Seguros no Facebook!