Seguro automotivo: vale a pena fazer com a corretora ou com o banco?
4 de setembro de 2017

Seguro automotivo: vale a pena fazer com a corretora ou com o banco?

Por Décio Rodrigues

Quem tem um carro sabe que todos os anos é preciso fazer um seguro automotivo. Essa é uma garantia em caso de imprevisto e, por isso, é uma atitude fundamental.

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao que é melhor para a contratação: corretora ou banco. Essas instituições possuem características diferentes, que podem influenciar diretamente a qualidade do serviço e sua satisfação.

É por isso que vamos desvendar neste post o que é melhor para o seu caso. Para isso, mostraremos quais são as características e diferenças de cada uma das modalidades.

Que tal saber mais? Acompanhe!

As diferenças do seguro automotivo

Na hora de contratar esse serviço, é bem possível que você ache que não há diferenças entre corretora e banco. Porém, essa ideia está errada. As duas empresas são bastante diferentes e possuem objetivos distintos, o que implica diretamente a qualidade do atendimento prestado.

No banco pode ser mais fácil contratar o seguro para carro. Por já ser correntista, é normal que a instituição indique uma alternativa viável para a sua situação. No entanto, o gerente foca apenas a venda, sem oferecer um atendimento e assessoria posteriores.

Além disso, o banco possui opções predefinidas, que não são customizáveis. O resultado é que o seguro nem sempre vai atender todas as suas necessidades. Por fim, quando você precisar de ajuda, precisará contar diretamente com a empresa que presta o serviço, porque o gerente da sua conta não oferece essa possibilidade.

Por sua vez, a corretora apresenta diversas vantagens. Confira as características e benefícios que pode conquistar:

Serviço especializado

O corretor é um profissional habilitado para a venda de seguros e, por isso, consegue orientá-lo e ajudá-lo em diversas situações, inclusive sobre como usar os serviços de assistência oferecidos pela seguradora. Ele conhece todos os pormenores, as coberturas que podem ser oferecidas e o que é mais viável de acordo com o perfil do cliente.

Ele também está à disposição todos os dias, inclusive finais de semana e feriados e sempre que possível fora do horário de expediente, diferente do gerente, que estará disponível somente em horário comercial e ainda não oferecerá o atendimento adequado por não ser o foco de suas atividades. Ou seja, o banco oferece somente mais um produto, enquanto a corretora tem o seguro como item principal.

Responsabilidade legal pelos interesses do segurado

O seguro é regido pela legislação e somente pode ser oferecido por um corretor ou por um preposto de uma corretora. Caso contrário, a transação se torna ilegal. Essa questão faz com que o profissional especializado seja a melhor alternativa de negócio.

Ele sabe, por exemplo, que é totalmente proibida a venda casada, porque essa prática prejudica o consumidor. Apesar de os gerentes de bancos terem essa informação, nem sempre ela é seguida à risca, como mostram alguns processos judiciais.

Serviço personalizado

A corretora disponibiliza um profissional o ano inteiro, que pode ajudá-lo em caso de imprevisto. Assim, ele pode orientar sobre pedidos simples (como troca de pneus) e complexos (por exemplo: sinistros), garantindo a sua segurança. A personalização do atendimento é crucial nesse processo, porque permite que você tenha mais conforto e comodidade.

Oferta do melhor custo-benefício

A corretora tem diversos planos e opções que facilitam a você fazer a escolha pela melhor alternativa para o seu caso. É possível escolher entre diferentes coberturas, sempre com um atendimento personalizado, eficiente e rápido.

No caso do banco, o objetivo é cumprir as metas estabelecidas. Assim, o que você deseja não é considerado em primeiro plano, o que pode gerar um conflito de interesses e levar a um custo-benefício ruim.

Resumindo: é evidente que a corretora é a instituição mais adequada para fazer a comercialização do seguro. Você consegue ter mais segurança e acesso a um serviço especializado, que resulta em um atendimento melhor.

É o caso da Vexa Corretora de Seguros, que fornece um atendimento direcionado para você ter mais tranquilidade e planos customizados à sua necessidade. Além disso, a empresa mantém um bom relacionamento com as seguradoras parceiras para oferecer o melhor serviço pelo menor preço possível.

E você, já está preparado para fazer o seu seguro automotivo? Aproveite e entre em contato conosco para ver o que podemos oferecer.