Cuide da sua saúde: 6 sinais de estresse no trabalho
1 de setembro de 2017

Cuide da sua saúde: 6 sinais de estresse no trabalho

Por Décio Rodrigues

Todos que exercem uma profissão têm uma rotina de trabalho que acaba ocupando grande parte da vida.

Com isso, acabam surgindo frustrações e preocupações devido às responsabilidades, situação bastante normal no dia a dia.

Porém, pode haver casos em que essas preocupações acabam por atrapalhar a vida social, o bem-estar e até mesmo a saúde. É o caso do estresse.

Se você acha que está sofrendo com isso e não sabe o que fazer, preparamos este post listando 5 sinais de estresse no trabalho e o que pode ajudar a resolvê-lo. Confira!

1. Procrastinação

A procrastinação consiste em “deixar para depois” o que pode e deve ser feito na hora. Esse mal aflige várias pessoas, mas pode se tornar incontrolável e prejudicar seriamente o rendimento.

Muitas vezes, mesmo sabendo da importância da tarefa, deixa-se tudo para a última hora. Como resultado, pode acontecer a perda de prazos ou a má qualidade da atividade que deveria ter sido feita antes.

Aliado a outros sintomas, a procrastinação pode ser um sinal de estresse no trabalho.

2. Cansaço crônico

O cansaço é comum a todos, seja pelo excesso de tarefas em casa, por noites mal dormidas ou outros fatores. Porém, quando o cansaço se torna constante, mesmo em situações normais, é preciso ficar alerta.

O cansaço pode indicar estresse quando a pessoa já acorda cansada mesmo após uma longa noite de sono, se sente indisposta tanto para o trabalho como para qualquer outra atividade e tudo se torna um fardo muito pesado.

3. Insônia

A insônia consiste basicamente em falta de sono. Pode ser a grande dificuldade em adormecer, acordar várias vezes durante a noite com ansiedade, ou mesmo acordar cedo demais e não pegar mais no sono.

Todos esses sinais podem estar relacionados ao estresse no trabalho, pois a pessoa, ao invés de dormir, fica pensando no que deve fazer no próximo dia, imaginando as tarefas que terá que desempenhar e o cansaço que isso acarretará.

A insônia atrapalha a produtividade e pode causar outros males que prejudicam o bem-estar do indivíduo.

4. Apatia

O estresse também pode gerar a apatia em excesso, que é a desmotivação para realizar qualquer atividade relacionada ao trabalho, pois ele não gera mais interesse na pessoa.

Pode se manifestar também como uma forma de “esconder os sentimentos”: o indivíduo já não demonstra qualquer emoção relacionada ao emprego.

5. Desatenção e problemas de memória

Quando há o estresse no trabalho a desatenção também pode ser um sintoma. A pessoa se distrai facilmente, constantemente pensando em outra coisa, e tem dificuldades de se concentrar nas tarefas que precisa desenvolver.

Também podem ocorrer problemas de memória: a pessoa não se lembra de compromissos, esquece o nome de colegas e de outros dados relevantes.

6. Dores musculares

Outra consequência do estresse podem ser as dores musculares. O estresse causa diversas reações corporais, sendo uma delas a contração dos músculos causada pela tensão. Quando frequente, a contração dura mais tempo e acaba gerando dores que prejudicam a rotina de trabalho.

Como tratar o estresse no trabalho

O estresse é a resposta natural do organismo às condições difíceis. Sob estresse o indivíduo libera hormônios para aumentar a sua energia para que possa solucionar o problema. Contudo, viver constantemente nessa situação é prejudicial à saúde e precisa de tratamento.

É preciso identificar qual o fato gerador, buscando alterar situações estressantes e solucionar os problemas. Para isso, é importante aprender a utilizar técnicas de relaxamento.

Contudo, em casos mais graves e de maior dificuldade de controle, o ideal é buscar ajuda profissional através de atendimento médico e/ou psicológico. Os psicólogos e psiquiatras são os profissionais adequados para realizar o diagnóstico e oferecer o melhor tratamento, devendo, na maioria dos casos, associar ambos para tratar o problema.

Além disso, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, sono adequado, entre outros.

Ter atenção aos sintomas é essencial para evitar problemas maiores, afastamentos do trabalho e até doenças mais graves.

Agora que você já conhece os principais sinais de estresse no trabalho, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e informe seus amigos!