O que analisar antes de fazer um seguro residencial?
29 de agosto de 2017

O que analisar antes de fazer um seguro residencial?

Por Décio Rodrigues

O seguro residencial atrai cada vez mais pessoas, pois traz tranquilidade e segurança para a família que reside no imóvel.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobe o seguro. Algumas das mais comuns dizem respeito aos valores, coberturas, procedimentos para a contratação etc.

Para sanar essas questões, esclarecemos no post de hoje o que você deve analisar antes de fazer um seguro residencial. Confira o texto a seguir e tenha todas as respostas sobre o tema!

Qual seguro escolher?

O primeiro passo é a escolha do seguro. As coberturas básicas de um seguro residencial são proteção contra incêndio, raio, explosão e fumaça.

Em uma casa, por exemplo, é interessante contratar um plano com a cobertura de roubos e de vendavais, que provocam destelhamento nos imóveis térreos. Existe também a proteção contra impacto de carros, que podem danificar o muro ou estrutura da casa.

Para apartamentos, por outro lado, essas coberturas podem não ser interessantes, visto que esses imóveis têm menos chances de sofrerem esse tipo de sinistros.

Porém, nesses casos é importante contratar um plano com cobertura de responsabilidade civil, visto que há casos em que os problemas que ocorrem na residência podem danificar o imóvel do vizinho, como falhas no encanamento.

Também existem planos que oferecem cobertura 24h para emergências, que fornecem mão de obra caso ocorra algum problema no imóvel que deva ser resolvido imediatamente.

Dessa forma, o contratante deve analisar quais coberturas são necessárias para buscar um plano que se encaixe às suas exigências. Essa etapa é fundamental para decidir qual seguro escolher, uma vez que os benefícios variam.

O que é preciso analisar no contrato?

Em qualquer negócio é fundamental analisar bem o contrato. Ao fazer um seguro residencial, não pode ser diferente, visto que nesse documento estarão especificadas todas as coberturas e responsabilidades, além dos direitos e deveres do contratante e da seguradora.

Por isso, é importante verificar se no contrato estão elencadas todas as coberturas que foram oferecidas e se os valores estão de acordo com o combinado. Também é preciso responder ao questionário com cuidado, pois o valor do seguro pode variar de acordo com as respostas.

Também é essencial ser sincero nas respostas, tendo em vista que em caso de alteração ou omissão de informações, a seguradora poderá se recusar a cumprir determinada cobertura ou cobrar a diferença dos valores.

Esses procedimentos são essenciais, pois após a assinatura, ele servirá como prova caso haja algum desentendimento.

Quais cuidados tomar ao fazer um seguro residencial?

Um cuidado importante a se tomar ao fazer um seguro residencial é utilizar o valor real do imóvel. Mas lembre-se: o preço do terreno não precisa ser calculado, uma vez que se algum sinistro acontecer à construção, o terreno ainda permanecerá intacto. Portanto, não há porque incluí-lo.

Algumas pessoas optam por contratar dois seguros residenciais para o mesmo imóvel. Contudo, é importante sabe que, se houver liberação dos valores, eles não serão somados.

Se existem duas apólices para o mesmo bem de seguradoras diferentes, cada uma pagará somente a metade da cobertura, por isso a duplicidade seria um gasto desnecessário.

Outro ponto que exige atenção é que o seguro do prédio (condomínio) é diferente do seguro do apartamento. Muitas vezes, ao adquirir um apartamento, o proprietário percebe que o prédio já possui seguro e não se preocupa em adquirir um para o seu imóvel.

Porém, o seguro predial (seguro condomínio) cobre somente a estrutura do edifício e a área comum, não se estendendo aos sinistros relacionados aos imóveis particulares. Desse modo, mesmo existindo o seguro predial, é importante contratar um seguro residencial.

Por fim, é essencial procurar uma corretora de seguros para a contratação de seguro residencial, tendo em vista que a empresa tem experiência e poderá auxiliar na identificação das necessidades do contratante e na busca pelo melhor custo-benefício, além de intermediar todos os processos com a seguradora.

Gostou deste artigo? Já sabe o que analisar antes de fazer um seguro residencial? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer nossos serviços.