Seguro de vida: entenda quais fatores influenciam o seu preço
23 de novembro de 2017

Seguro de vida: entenda quais fatores influenciam o seu preço

Por Décio Rodrigues

O célebre provérbio popular “O seguro morreu de velho” pode ter diferentes interpretações, mas para quem busca proteção e bem-estar para a sua família ele propõe a contratação de um seguro de vida.

Cautela e segurança não são coisas do passado. Frequentemente somos submetidos, mesmo que de forma natural, a situações de risco. Estar preparado para esses acontecimentos requer buscar apoio.

Com uma corretora de seguros, você vai ter a ajuda necessária para realizar a melhor escolha. Atualmente, o mercado de seguros trabalha com muitas variáveis a fim de estabelecer diferentes perfis de segurados.

Neste post mostraremos quais os aspectos relevantes que influenciam os valores dos seguros de vida.

Seguro de vida: proteção de quê e para quem?

O foco de um seguro de vida está na proteção contra riscos que podem ocorrer no futuro. Entre as ameaças estão a morte e a invalidez, seja por causas naturais ou mesmo por acidentes ou doenças.

A contratação de um seguro de vida é indicada, em especial, para três grupos de pessoas:

  • indivíduos com dependentes;
  • pessoas que dependem de seu trabalho;
  • aqueles que visam à proteção contra doenças graves.

Com frequência ouvimos falar de seguro de vida, mas nem sempre conhecemos os benefícios, como são feitos os cálculos dos custos ou o seu funcionamento.

Depois de conhecer a importância de um seguro e para quem ele é mais indicado, apresentaremos os principais fatores que influenciam o preço de um seguro de vida:

Idade: quanto mais, maior o valor?

Sim. Os anos de vida de uma pessoa são muito relevantes para aceitação e até mesmo restrição do seguro de vida. E quanto ao preço, então, tanto maior a idade, maior o risco e maior o valor do seguro de vida.

Existem seguradoras com planos alternativos, focadas em pessoas entre 60 e 80 anos. Por isso é sempre recomendado um planejamento com antecedência. Dessa forma, você garante taxas, benefícios e condições mais atrativas.

Profissão: como o trabalho afeta o valor do seguro de vida?

Outra questão levada em conta nas condições gerais da maioria dos cálculos de uma seguradora é detalhar aspectos referentes à profissão.

Alguns profissionais são de alto risco, e a tendência é pagar mais pelo seguro. Imagine um bombeiro ou um policial! São profissões nobres para a sociedade, mas que estão submetidas a ameaças constantes de sinistro, morte ou invalidez.

Condições de saúde: IMC, tabagismo e histórico clínico podem mudar o cálculo?

Sim. Entre os elementos levados em conta no momento de determinar o preço e avaliar o risco do seguro estão as condições e os hábitos de saúde.

Logo, índice de massa corporal (IMC), hábitos como tabagismo e ingestão de álcool, e histórico clínico de doenças são elementos relevantes. No entanto, pessoas com hábitos de vida saudáveis podem obter condições ótimas na contratação do seguro.

Histórico familiar: hereditariedade e doenças afetam o preço?

Mentir ou omitir informações nunca será a solução. Ao contratar o seguro, estarão incluídos até mesmo questionamentos referentes ao histórico familiar. Distúrbios e enfermidades hereditárias ou genéticas devem ser relatadas.

Em caso de óbito, se for constatado que o segurado era portador de doença preexistente, a família pode não receber o seguro.

Quanto custa um seguro de vida?

Devemos lembrar que com um seguro de vida os riscos relacionados à pessoa são transferidos para a seguradora. Em nenhuma forma de investimento isso é possível.

Por isso, não fique imaginando o quanto você pagará por um seguro de vida. Entre em contato conosco e peça mais informações.