Saiba o que influencia o preço do seguro automotivo
21 de novembro de 2017

Saiba o que influencia o preço do seguro automotivo

Por Décio Rodrigues

Ao contratar um seguro automotivo, o segurado paga à seguradora um valor denominado prêmio. Todavia, para definir o prêmio, a seguradora analisará alguns fatores.

Isso acontece porque o prêmio será calculado de acordo com a chance de acontecer um sinistro. Assim, quanto maior a probabilidade de o seguro ser acionado — e uma vez acionado —, maior o valor do bem segurado e maior deve ser o prêmio.

Então, se você quer entender o que influencia na hora de definir o preço do seguro automotivo, continue lendo o nosso post. Boa leitura!

O veículo segurado

Ao fazer a cotação do preço do seguro, a seguradora vai analisar o modelo, a marca, o ano de fabricação e eventuais acessórios do veículo.

Na análise do veículo a ser segurado, costuma-se considerar o valor do carro de acordo com a tabela Fipe, que, por sua vez, se baseia no ano de fabricação do carro.

Todavia, carros muito velhos podem ser recusados pela seguradora, em razão da dificuldade de conserto e reparos.

Na análise do modelo, as seguradoras costumam considerar o custo de manutenção, a possível chamada de recall de montadoras, o sistema mecânico, o número de registro de roubos e furtos, entre outros. Assim, quanto maior a chance de a seguradora ser acionada, se acionada, maiores o custo e a dificuldade de reparo, e maior tende a ser o preço.

Nesse sentido, modelos com itens especiais de fábrica, como faróis com lâmpadas Xenon, retrovisores com luzes de sinalização, rodas especiais, teto solar, faróis de milha, airbag para os passageiros do banco traseiro, por exemplo, têm cobertura automática pela apólice e não precisam ser relacionados como acessórios, mas elevam o preço do seguro.

Por outro lado, a presença de itens de proteção contra furtos e roubos, como rastreadores e alarmes, tende a diminuir o custo do seguro.

As coberturas e franquias contratadas

As coberturas escolhidas pelo segurado também serão decisivas na definição do preço do seguro. Assim, quanto mais completa a cobertura, e quanto mais coberturas adicionais, maior será o valor do prêmio.

Em relação à franquia — que é a quantia a ser paga em caso de sinistro —, quanto maior o seu valor, menor será o preço do seguro, uma vez que há a partilha do risco entre segurado e seguradora.

O perfil do segurado

Para montar o perfil do segurado, a seguradora costuma considerar idade, gênero, estado civil, tempo de habilitação e histórico de condução.

Nesse contexto, quanto mais jovem e menor o tempo de habilitação, mais caro será o seguro. À medida que o condutor fica mais velho, o prêmio tende a diminuir. Todavia, se ele tiver filhos jovens, o valor volta a subir.

Em geral, o seguro para as mulheres será mais barato do que para os homens, na medida em que costumam ser mais cuidadosas e acionam menos a seguradora.

O histórico de condução é um fator muito importante na análise do perfil do cliente, já que o condutor com número alto de pontos na carteira, com histórico de cometer penalidades e de colidir o veículo oferece risco maior à seguradora, implicando preço mais alto.

A residência do motorista

As cidades e os bairros que contam com maior número de roubos e furtos contribuem negativamente na formação do preço do seguro, já que o veículo está mais suscetível a esses crimes.

Além disso, o tipo de residência também contribui para o preço. Nesse sentido, aqueles que moram em prédio com garagem costumam ter o preço do seguro reduzido em relação aos que moram em casa, ainda que a casa tenha garagem, porque nas casas há menos vigilância.

Quando o local de pernoite do veículo não tem garagem, o custo do seguro é mais alto, pela maior insegurança.

Em geral, são esses os fatores considerados para a formação do preço do seguro automotivo. Algumas seguradoras podem incluir outros fatores ou mesmo atribuir pesos distintos a cada um deles. Por isso, é tão importante pesquisar antes de contratar o seguro.

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