Tire suas dúvidas sobre seguro automotivo!
18 de setembro de 2017

Tire suas dúvidas sobre seguro automotivo!

Por Décio Rodrigues

O seguro automotivo é um serviço bastante conhecido. Esse tipo de contrato traz segurança em casos de sinistros com o veículo, evitando prejuízos ao segurado.

Contudo, um seguro envolve diversos fatores e varia conforme as características do segurado e as coberturas escolhidas; por isso, é comum que surjam dúvidas a respeito desse serviço.

Preparamos este post para esclarecer as principais dúvidas a respeito do seguro automotivo. Continue a leitura!

Quais são os tipos de seguro?

Na hora de contratar esse serviço, é preciso analisar as opções de coberturas que são ofertadas. Os principais tipos de seguro são:

  • Seguro Total (Compreensivo): é chamado de “compreensivo” porque abrange proteção em caso de colisão, incêndio e roubo;
  • Responsabilidade Civilcobre os danos materiais e pessoais causados a terceiros. Pode ser contratado em conjunto com o Seguro Total ou isoladamente;
  • Coberturas adicionais: enchentes, alagamentos, granizo, danos morais, acidentes pessoais dos passageiros, vidros/lanternas e faróis, arranhões na pintura, assistência 24 horas. Todos os serviços adicionais devem ser negociados com o corretor no momento da contratação.

O que é o prêmio?

Na contratação do seguro, vem estipulado na apólice o valor do “prêmio”. Esse é o valor pago pelo seguro que dará o direito às coberturas contratadas. São considerados diversos fatores na hora de sua fixação.

Isso porque a seguradora considerará os riscos de ocorrer um sinistro em relação ao veículo segurado, por isso o valor do prêmio pode variar em diferentes empresas.

Como é calculado o prêmio?

O cálculo do valor do prêmio costuma considerar os seguintes fatores:

  • perfil do condutor: idade, sexo, estado civil, tempo de habilitação;
  • histórico de ocorrências dos condutores do veículo;
  • valor do carro;
  • modelo do veículo;
  • ano de fabricação;
  • forma de utilização do veículo: trabalho, passeio e transporte de passageiros (táxi/aplicativo);
  • localização da residência ou empresa onde passará a maior parte do tempo;
  • utilização de garagem.

O que é a franquia?

Quando o seguro é acionado, o segurado deve arcar com parte do valor do dano: é a franquia. É um valor fixo determinado na apólice.

Normalmente, quanto menor o valor da franquia, maior o valor do prêmio, tendo em vista que a responsabilidade da seguradora diante dos danos será maior.

O que o seguro não cobre?

Isso dependerá da cobertura contratada. Os serviços que não são cobertos deverão ser especificados no contrato. Os seguros não costumam cobrir danos causados por condutor não habilitado ou que tenha consumido álcool ou outras substâncias tóxicas.

Na hora da contratação, é fundamental questionar o que estará incluso ou não, principalmente em relação a outros condutores do veículo, tendo em vista que as exclusões podem variar de acordo com o seguro contratado.

Ao trocar de veículo, é preciso fazer um novo seguro automotivo?

Não. Ao efetuar a troca de carro, é possível realizar a transferência do serviço já contratado para o outro veículo. Contudo, nesses casos, é preciso avisar ao corretor para que a substituição seja efetivada junto a seguradora.

Os procedimentos podem variar em cada seguradora, mas costuma ser bastante vantajoso, pois, ao realizar a alteração e adequar o valor do prêmio, a seguradora considerará o histórico e o investimento que já foi realizado, inclusive aproveitando os bônus, se existentes.

O que é o bônus?

O bônus é um benefício que as seguradoras concedem aos segurados, dando descontos no valor do prêmio. Conforme o segurado mantém o seu contrato sem o registro de sinistro, o percentual do bônus vai aumentando, diminuindo o preço da apólice.

Tendo em vista as particularidades de cada seguradora, o ideal é sempre contar com uma corretora de seguros para solicitar orçamentos, intermediar a contratação e tirar todas as suas dúvidas sobre o contrato.

Este post tirou suas dúvidas a respeito do seguro automotivo? Ficou algum questionamento? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!