Saiba como evitar problemas ao contratar um seguro de vida
15 de setembro de 2017

Saiba como evitar problemas ao contratar um seguro de vida

Por Décio Rodrigues

Contratar um seguro de vida é uma decisão muito importante na vida de qualquer um. Afinal, trata-se de algo que vai ser fundamental na vida da sua família caso você não esteja mais ao lado deles.

Entretanto, apesar disso e do fato de que cada vez mais pessoas procuram o seguro de vida, ainda existem muitas dúvidas, rumores e desentendimentos sobre o assunto. Dessa maneira, muitos acabam adiando a contratação ou mesmo não a fazendo, por acreditar que o seguro de vida não é tão importante ou que é muito complicado.

Mas, como você vai ver agora, contratar um seguro de vida exige apenas planejamento e assertividade para que você conquiste o que quer e precisa. Quer ficar por dentro? Continue a leitura!

Entenda o seguro de vida

O que é mais importante: sua família ou seu carro? A resposta pode parecer óbvia, mas o fato é que há mais pessoas que contratam seguros para seus veículos do que para suas vidas!

E isso é consequência direta da relativa falta de informação referente ao assunto. Portanto, saiba agora que o seguro de vida não morde! Basta entendê-lo para ser capaz de exigir a retirada de algo indesejado ou a inclusão de algo que você precisa. Com o seguro de vida, você será capaz de prover conforto e estabilidade para sua família.

Converse com um corretor

Dando continuidade direta à dica anterior, o contrato do seguro de vida deve ser explicado por um corretor com experiência comprovada. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas com ele.

Caso contrário, você corre o risco de ser pego de surpresa por taxas adicionais ou subprodutos incluídos dos quais você nunca fará uso. Mesmo que esses extras não representem um custo muito alto por mês, não é interessante continuar pagando por algo que você nunca vai utilizar, não é mesmo?

Para tanto, procure um corretor em quem você possa confiar — tente conseguir referências com amigos e colegas. Afinal, é ele quem tem todo o conhecimento necessário para analisar exatamente quais são as condições do plano escolhido e, assim, garantirá que você receba exatamente aquilo que espera e pelo que vai pagar.

Verifique o valor da indenização

O valor da indenização, ou cálculo do capital do seguro,  deve ser estabelecido a partir da sua renda mensal líquida. A partir daí, considere que é preciso que sua família seja capaz de entender tudo o que você planejou por ela e de manter um estilo de vida estável.

Entretanto, doenças preexistentes devem ser declaradas e podem mudar o cenário. Por isso mesmo, o melhor é fazer o seguro de vida assim que possível, garantindo mais tranquilidade e conforto para você.

Quanto à questão financeira, é importante ter em mãos uma projeção realista para os próximos anos. Lembre-se de que o capital do seguro pode ser desvalorizado diante do aumento constante dos preços e do estilo de vida da família.

Seja sincero

Isso mesmo! Para falar de doenças atuais ou passadas, de renda, da família, da profissão, seja o que for, é preciso ser sincero.

Na tentativa de descobrir suas condições preexistentes e de estabelecer o melhor contrato de seguro de vida possível para suas necessidades, a sinceridade deve partir de ambos os lados, é claro. Então, responda a todas as perguntas de maneira honesta e aberta, fazendo questionamentos também sempre que for necessário.

E aí, gostou de entender como contratar um seguro de vida? Quer mais informações sobre o tema? Entre em contato com a gente agora mesmo e veja o que podemos fazer!