Qual a diferença entre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais?
31/07/2017

Qual a diferença entre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais?

Por Décio Rodrigues

Além de responsabilidade, quem faz um seguro pessoal demonstra zelo com a própria vida e com a vida das pessoas que ama.

Para dar segurança financeira à família nas horas das dificuldades, existem o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais, que têm coberturas diferenciadas que precisam ser compreendidas com clareza.

Confira nesse post as diferenças entre os dois e como e o que deve ser considerado na escolha entre eles.

O seguro de vida

seguro de vida básico prevê o pagamento de uma indenização aos beneficiários indicados na apólice em caso de morte do segurado, seja ela natural, seja acidental. Além disso, a apólice pode incluir ainda várias outras coberturas adicionais.

Por exemplo, o seguro de vida pode prever um auxílio funeral do segurado e o pagamento de cestas básicas aos beneficiários, de acordo com o que for especificado na contratação.

Entre as coberturas adicionais também pode ser incluída a indenização por perda de emprego do segurado e nos casos de invalidez e de incapacidade temporária. Também é possível cobrir despesas médicas, hospitalares e odontológicas com o seguro de vida, entre outras formas de indenização.

Seguro de acidentes pessoais

O seguro de acidentes pessoais, por sua vez, tem como objetivo garantir que o segurado e a família dele tenham condições de sustento, caso o titular da apólice sofra algum acidente que provoque a morte ou a invalidez permanente, total ou parcial.

Vale frisar que, diferente do seguro de vida, que garante a indenização em caso de morte natural, o seguro de acidentes pessoais só paga a indenização por morte do segurado caso esta ocorra acidentalmente.

O seguro de acidentes pessoais também pode incluir coberturas adicionais, como as previstas para a assistência funeral, para o caso de incapacidade temporária do segurado e para o reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

O seguro de acidentes pessoais pode ser contratado em curto prazo, para situações específicas. Por exemplo, ele pode ser feito para oferecer coberturas durante um evento esportivo.

Diferença de preço

Como o seguro de vida garante uma cobertura mais abrangente, considerando a idade do segurado, é justo que o custo da apólice seja mais elevado do que o custo de uma apólice de cobertura para acidentes pessoais.

Ainda assim, o preço de um seguro de vida é muito interessante, principalmente quando são levados em consideração os benefícios que a apólice proporciona.

Além disso, é claro, é preciso considerar que, nos dois tipos de seguros, o preço da apólice será tanto maior quanto for maior o valor da indenização e das coberturas adicionais incluídas.

Qual o melhor?

Os dois seguros apresentam vantagens para o segurado e para os beneficiários, ainda mais quando são contratadas as coberturas adicionais. Porém, é importante ter em mente o perfil do segurado e da família dele, a fim de avaliar qual a contratação é mais interessante para cada caso.

Nesse sentido, é preciso que o segurado faça uma análise minuciosa das próprias necessidades e das necessidades da família, considerando também a renda familiar.

Além dos valores envolvidos, é importante considerar ainda as assistências previstas, o capital segurado e os tipos de cobertura.

Para ajudar nessa análise uma conversa com um profissional do mercado que seja capaz de apresentar as melhores alternativas para cada perfil pode ser muito útil.

Portanto, se você ainda tiver alguma dúvida sobre o seguro de vida ou sobre o seguro de acidentes pessoais ou se quiser dar a sua opinião sobre o assunto, deixe abaixo o seu comentário.

Nós queremos saber o que você está pensando e teremos grande satisfação em poder ajudar!