Conheça as coberturas mais comuns para seguros residenciais
10 de outubro de 2017

Conheça as coberturas mais comuns para seguros residenciais

Por Décio Rodrigues

Os seguros residenciais ainda não são tão populares como os seguros de veículos automotores. Esta realidade, no entanto, pode mudar, porque o valor de um seguro residencial é, em média, apenas 0,3% do valor do imóvel e os benefícios oferecidos são muito maiores.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as coberturas oferecidas pelos seguros residenciais, continue lendo nosso post.

Cobertura básica do seguro residencial

A cobertura básica é aquela mínima necessária para a comercialização do seguro, o que significa que sem a contratação da cobertura básica o seguro residencial não pode ser feito.

Ela garante a indenização contra os danos provocados por incêndio, raio e explosão. Nesse sentido, essa cobertura garante tanto a estrutura do imóvel quanto os bens que estão dentro da casa e que sejam danificados.

Coberturas adicionais do seguro residencial

Uma vez contratada a cobertura básica, o segurado pode contratar as coberturas adicionais do seguro residencial que julgar necessárias. Veja algumas delas:

Cobertura contra roubo e furto

Na contratação dessa cobertura, os objetos que compõem o imóvel contam com a garantia do seguro em caso de roubo ou furto, como eletrodomésticos, roupas e eletrônicos. Alguns bens, no entanto, podem ser previamente excluídos pela seguradora ou deverão estar explicitamente relacionados na apólice.

A indenização, portanto, será paga pelo extravio do bem em razão de roubo, caracterizado pelo emprego de violência ou grave ameaça, ou de furto qualificado  para que seja configurado deste modo é preciso haver o arrombamento do imóvel ou qualquer sinal de invasão.

Em regra, o valor dessa cobertura adicional será correspondente entre 10% e 20% do valor da cobertura básica.

Cobertura contra danos elétricos

Nesta cobertura, garante-se a indenização em caso de danos em produtos eletroeletrônicos causados por curto-circuito. A cobertura garante, também, proteção a toda a parte elétrica da residência, como quadro de luz, fiação e a chave de relógio de medição de energia.

Algumas seguradoras checam as instalações elétricas previamente como condição de contratação.

Cobertura contra alagamentos e inundações

Muito comuns em algumas cidades, as inundações podem destruir tudo o que há dentro da residência.

A contratação dessa cobertura, portanto, garante a indenização em caso de perdas e danos dos bens materiais em razão da entrada de água na residência, provocada por aguaceiro, chuva, tromba d’água, enchentes e inundações resultantes do aumento do volume dos rios e canais, além da ruptura dos reservatórios e canalizações que não pertençam ao imóvel em questão.

Cobertura por responsabilidade civil familiar

Essa cobertura garante o pagamento de indenização, até o limite do valor contratado, em caso de cobrança judicial por pessoas que tenham sido prejudicadas pelo segurado ou por qualquer outra pessoa que resida ou que trabalhe na sua casa, assim como pelos animais de estimação. Também cobre danos causados a outra pessoa pela queda de objeto do imóvel.

Assistência 24 horas

Além das coberturas adicionais, o seguro residencial pode incluir a assistência 24 horas, que consiste na prestação de serviços emergenciais na residência, como chaveiro, eletricista e encanador. Os serviços cobertos devem estar previstos na apólice. Além disso, de acordo com a seguradora, pode haver um limite no número de solicitações dos serviços.

Dessa forma, a contratação de seguros residenciais pode ser uma ótima forma de proteger a sua casa e de se prevenir contra prejuízos financeiros decorrentes de danos.

Gostou de conhecer algumas coberturas dos seguros residenciais? Então aproveite para ler um pouco mais sobre o assunto e tirar as suas dúvidas!