Saiba o que fazer para receber a indenização de um seguro de vida
Antes de contratar um seguro para salvaguardar-se financeiramente em caso de invalidez, ou a seus familiares na hipótese de óbito, as pessoas normalmente consultam diversas agências em busca da possibilidade que lhes represente o melhor custo-benefício. Contudo, um fator igualmente relevante e que por vezes pode passar despercebido é a forma de receber a indenização do seguro de vida.
Como proceder diante do caso concreto? Certamente muitos contratantes ou familiares já se fizeram essa pergunta.
Por isso, no post de hoje vamos ensiná-lo como receber a quantia estabelecida em uma apólice. Confira!
Quem procurar para receber o seguro de vida?
Ao convencionar um seguro de vida, contamos com o auxílio de um corretor. Logo, ocorrido algum dos eventos que ensejam o pagamento do valor da indenização, esse profissional deverá ser a primeira alternativa para o segurado ou seus beneficiários entrarem em contato. A outra opção é ligar para o serviço de atendimento 24 horas da sua seguradora.
Quais os documentos necessários?
Alguns documentos do segurado serão comuns ao receber a indenização em todas as modalidades de seguro. São eles:
- apólice do seguro;
- documentos pessoais do segurado (RG e CPF);
- comprovante de residência.
- documentos pessoais dos beneficiários (RG e CPF);
Somados a esses títulos, para cada situação em particular, teremos a demanda de documentos comprobatórios específicos, então passemos a analisá-las separadamente.
Morte natural
- certidão de óbito do segurado;
- certidão de nascimento ou de casamento.
Morte acidental
- boletim de ocorrência;
- Formulário Aviso de Sinistro;
- laudo do IML – Instituto Médico Legal;
- certidão de óbito do segurado ou cópia autenticada;
- certidão de nascimento ou de casamento;
- carteira nacional de habilitação, se o segurado morreu em função de um acidente de carro;
Invalidez por acidente
- Formulário “Aviso de Sinistro” preenchido e assinado pelo médico do segurado;
- atestado médico constatando as sequelas resultantes do acidente e qual o grau de extensão das lesões;
- cópia de todos os exames médicos realizados;
- cópia da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, caso ocorrido esse tipo de acidente;
- boletim de ocorrência, se houver;
- cópia do benefício do INSS, se o segurado receber;
- carteira nacional de habilitação, se a invalidez é consequência de um acidente de automóvel onde o segurado era o motorista.
Invalidez por doença
- Formulário “Aviso de Sinistro” preenchido e assinado pelo médico do segurado;
- atestado médico certificando as sequelas acarretadas pela doença e o grau da sua invalidez;
- cópia de todos os exames médicos realizados;
- cópia do benefício do INSS, se usufruir desse tipo de renda.
Qual o procedimento para conseguir receber o seguro de vida?
Além de estar com os documentos exigidos em mãos, é fundamental que o segurado (ou quem for requerer seu benefício) converse com o corretor da apólice sobre o tipo de seguro acordado, bem como os prazos impostos pela seguradora.
O próximo passo é comunicar a invalidez ou morte do contratante – um formulário de aviso de sinistro fornecido pela contratada deverá ser preenchido pelo médico que atendeu o segurado, fazendo constar ali os dados do segurado e o motivo do pedido de indenização.
Por fim, a empresa de seguros exigirá a apresentação dos documentos que listamos anteriormente para liberar o dinheiro. Então, ela terá o prazo de 30 dias, a partir dessa entrega, para efetuar o pagamento.
O ato de receber a indenização do seguro de vida não é algo muito complicado, pois é um direito líquido e certo de quem o pactuou e se encaixa nos eventos que autorizam o seu pagamento. Desse modo, basta saber a maneira e o tempo certo de pedir o valor indenizável para evitar dores de cabeça.
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