4 curiosidades sobre seguro automotivo que certamente você não sabia
26 de novembro de 2017

4 curiosidades sobre seguro automotivo que certamente você não sabia

Por Décio Rodrigues

Você se preocupa em contratar um seguro para seu automóvel? Com certeza, essa é uma preocupação da maioria dos proprietários de veículos do país. Os altos índices de acidentes e a violência fazem com seja indispensável tomar medidas para se resguardar. Afinal, ninguém quer passar pela terrível situação de perder o patrimônio conquistado. Mas antes de contratar o serviço, existem algumas curiosidades sobre seguro automotivo que são interessantes de você conhecer.

Você sabia que o desconto para mulheres no valor do seguro está cada vez menor? Ou que o veículo só é considerado zero Km se o seguro for contratado enquanto o carro estiver na concessionária? Essas e outras informações você confere aqui neste post. Trouxemos 4 curiosidades sobre seguro automotivo que certamente você não sabia e que vão ajudar você no momento de decidir pelo melhor plano de proteção para sua família. Confira!

1. O valor do seguro não diminui como o valor do carro

Você pode pensar que, como o seu carro usado é mais barato do que um carro novo, o seguro é automaticamente mais barato. Mas não é bem assim que acontece! De acordo com o argumento das seguradoras, as pessoas têm mais cuidado com o carro novo, quando ele acaba de sair da concessionária, e acabam evitando pequenos acidentes.

Com o passar do tempo, o zelo com o carro vai diminuindo e o carro vai correndo mais riscos, podemos dizer. Esse comportamento faz com que o preço do seguro de um veículo usado seja, proporcionalmente, superior ao do novo.

Além disso, consertar um veículo usado em uma concessionária, como é garantido ao segurado pelo Código de Defesa do Consumidor, faz com que o valor desse reparo seja muito próximo ao conserto de um carro novo. Isso acontece porque as peças utilizadas para consertar o automóvel, independentemente da idade dele, seja o mesmo.

2. O desconto para mulheres está diminuindo

As mulheres costumam pagar menos pelo seguro automotivo. Isso porque estudos indicam que elas são mais cuidadosas e atenciosas na direção e, assim, estariam menos suscetíveis a provocarem acidentes. Por esse motivo, as seguradoras oferecem descontos exclusivos a elas.

Ou ofereciam, porque esses descontos estão diminuindo. Afinal, as mulheres têm alcançado mais espaço na nossa sociedade, estão saindo às ruas apressadas para trabalhar, estudar e, consequentemente, se envolvendo em mais acidentes.

3. A garantia da cláusula de veículo zero quilômetro

As seguradoras consideram um veículo 0 Km aquele cuja apólice foi contratada quando ainda estava na concessionária. A cláusula “Zero Km” garante que, se o veículo sofrer uma perda total durante o período estabelecido na apólice, o qual pode variar de 6 meses a 1 ano, o segurado receberá a indenização com base no preço de um veículo zero.

A diferença está no fato de que, sem a cláusula de Zero Km, o segurado receberá o valor do veículo do ano e modelo previsto na tabela Fipe, que é sempre menor que o valor do veículo zero.

4. Rastreadores podem não diminuir o custo do seguro

É comum pensar que, se o veículo conta com um rastreador instalado, o valor do seguro obrigatoriamente será menor.

Mas não é bem assim. As seguradoras baseiam os valores cobrados em estudos de estatística, e um dos itens que influencia esses números é, claro, a probabilidade de roubo ou furto.

Só que alguns modelos contam com rastreadores de série. Nesses casos, a simples presença do rastreador não tornará o veículo mais seguro em relação aos outros do mesmo modelo e, claro, o seguro não será mais barato.

Assim, o aparelho só deixa o seguro mais em conta quando ele não é um item de série do automóvel.

Não há dúvida que ter o veículo segurado faz toda a diferença na sua tranquilidade. Estar atento às cláusulas do seu contrato e escolher sempre uma seguradora confiável e com boa reputação são ótimas dicas para que você não tenha uma surpresa desagradável em um momento de dificuldade.

Agora que você conhece mais algumas curiosidades sobre seguro automotivo, ficou alguma dúvida? Tem alguma pergunta para nós? Deixe-as em nosso comentário e nos ajude a manter você sempre bem informado.