Todas as coberturas de seguro oferecem um carro reserva? Entenda
4 de outubro de 2017

Todas as coberturas de seguro oferecem um carro reserva? Entenda

Por Décio Rodrigues

O carro reserva é um serviço disponibilizado por quase todas as seguradoras, visando assegurar que o cliente não fique sem meio de locomoção enquanto o seu veículo passa por reparos decorrentes de sinistros sofridos. No entanto, muitas pessoas não sabem que nem todas as apólices oferecem o carro reserva aos seus clientes.

Portanto, é fundamental conhecer os critérios que envolvem esse serviço antes de contratar um seguro automotivo. O nosso objetivo com este artigo é mostrar quando esse serviço é oferecido e, principalmente, como você pode verificar se o carro reserva faz parte da sua apólice. Confira!

Como funciona o benefício do carro reserva?

O carro reserva é um benefício que algumas seguradoras oferecem aos seus clientes com o objetivo de prevenir que eles fiquem sem um veículo quando sofrem algum sinistro.

Ou seja, a empresa poderá oferecer esse serviço durante o período em que o seu carro ficará em uma oficina credenciada pela seguradora ou quando há perda total do bem.

Algumas seguradoras oferecem o benefício do carro reserva de forma gratuita, enquanto outras cobram taxas para liberação do serviço.

Sendo assim, é crucial que você analise bem a proposta comercial antes de assinar o contrato e verifique se esse benefício estará à sua disposição caso seja necessário.

Como saber se eu tenho o benefício do carro reserva?

A maneira mais fácil e certeira de descobrir se você tem direito ao carro reserva é conversando com o seu corretor. Muitas vezes, as pessoas preferem não contratar esse tipo de cobertura visando a reduzir o valor pago anualmente.

Por esse motivo, algumas seguradoras enxergaram nessa prática uma oportunidade de conquistar mais clientes, oferecendo o carro reserva de forma gratuita — como mencionamos — por alguns dias, variando de acordo com cada empresa. Pergunte ao seu corretor.

Como contratar a cobertura do carro reserva?

Para contratar o carro reserva, você deverá avaliar 3 pontos principais com muita atenção, pois eles interferem diretamente na concessão e na qualidade do serviço que você receberá.

1. Dias disponíveis

O primeiro fator deve ser a quantidade de dias que você poderá utilizar o carro reserva. Na apólice de seguro, você encontrará essa informação, que geralmente estipula um período de 7 a 15 dias. É importante que o segurado tenha consciência de que, quanto mais dias ele precisar utilizar o carro reserva, maior será o valor do seguro (nos casos em que esse serviço é cobrado).

2. Tipo de veículo

Outro fator essencial que deve estar discriminado na apólice de seguro é o tipo de carro que será disponibilizado e os opcionais que ele deverá ter. Com relação ao modelo, a maioria das seguradoras oferece carros populares aos seus clientes, no entanto, eles devem conter os itens descritos na apólice.

3. Escolha livre ou em rede referenciada

Os veículos disponibilizados pela seguradora podem ter duas formas de escolha. A primeira, chamada de livre, funciona da seguinte forma: o segurado pode selecionar um veículo com as características descritas na apólice em uma locadora de sua preferência.

A segunda hipótese é a seleção do veículo em empresas da rede referenciada, ligadas à seguradora. Nesses casos, o valor do seguro fica mais barato em relação à forma de escolha anterior.

Gostou deste artigo sobre o carro reserva e já sabe quando e como você pode se beneficiar com ele? Gostaria de receber mais dicas valiosas sobre seguros? Então, assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo.