O que um seguro residencial cobre? Entenda
25 de outubro de 2017

O que um seguro residencial cobre? Entenda

Por Décio Rodrigues

As coberturas de um seguro residencial vão muito além da simples garantia em casos de danos causados por furtos ou roubos e problemas decorrentes de chuvas e outras questões naturais. Além das garantias básicas, existem outras que oferecem mais segurança e comodidade aos usuários dessa modalidade de seguro.

O nosso objetivo com este artigo é mostrar o que essa modalidade pode cobrir, bem como o funcionamento das garantias básicas e adicionais e suas vantagens. Confira!

As coberturas básicas de um seguro residencial

Neste tópico, descreveremos as coberturas básicas do seguro residencial, ou seja, as garantias mínimas necessárias para que uma apólice seja comercializada. Elas estarão presentes em todos os seguros residenciais contratados.

Raios

Os danos residenciais causados por raios são objeto de garantia desse tipo de seguro, compondo as suas coberturas básicas.

Incêndios

Também será garantido ao segurado a devida indenização em casos de incêndio, mesmo aqueles causados pelo próprio titular ou por algum membro da família. Porém, obviamente, não será amparado pela seguradora aquele que por vontade própria, provocar o início do fogo.

Além disso, algumas seguradoras também consideram a fumaça como uma cobertura básica.

Explosões

Por último, temos como cobertura básica as explosões de qualquer natureza ou origem, desde que não tenham sido causadas propositalmente pelo titular ou algum de seus dependentes.

As coberturas adicionais de um seguro residencial

As seguradoras podem garantir ainda mais a proteção do seu patrimônio e da sua família. As coberturas adicionais surgiram para suprir outras necessidades dos usuários com relação a vários acontecimentos cotidianos. Entre as principais podemos mencionar:

Danos elétricos

Quando algum aparelho eletrônico é danificado e o problema é causado por alguma questão envolvida com a parte elétrica da casa, o seguro residencial cobrirá o valor do dano causado.

Essa garantia é excelente para residências que possuem muitos equipamentos como videogame, aparelho de ar condicionado, aquecedores etc. Nesses casos, a seguradora realizará o conserto ou pagará o valor do bem danificado.

Roubo ou furto qualificado

Essa é a garantia mais procurada por quem realiza um seguro residencial. Nesse caso, a seguradora cobrirá tanto os bens subtraídos quanto possíveis danos causados pelos meliantes que praticaram o crime.

O termo “qualificado” se refere à classificação que a Lei Penal brasileira dá aos furtos e roubos cometidos em que o criminoso, para facilitar a entrada ou garantir a fuga da sua residência, danifica algum bem ou a própria casa, como arrombar portas e janelas.

Vidros, espelhos e mármores

Alguns itens como vidros de janelas e demais artefatos decorativos, espelhos ou peças de mármore também poderão ser incluídas nas garantias oferecidas pela seguradora selecionada.

Responsabilidade civil

A responsabilidade civil é uma garantia que a seguradora oferece nos casos em que o titular, seus dependentes ou funcionários causam alguma espécie de danos a terceiros. A indenização dessa cobertura servirá para pagar custos como conserto de bens ou despesas médicas do terceiro prejudicado.

Perdas nos pagamentos ou recebimentos de aluguel

Essa cobertura garante o pagamento ou o recebimento do valor do aluguel de uma residência caso ela esteja temporariamente impossibilitada de ser habitada. Se você é um locador, a seguradora indenizará o valor que você receberia a título de aluguel.

No caso do locatário, ela fornecerá recursos para que ele pague a locação em outra residência até que o imóvel seja liberado.

Gostou deste artigo sobre as coberturas de um seguro residencial? Ainda ficou com dúvidas ou possui alguma contribuição para este post? Então, deixe um comentário logo abaixo.