6 dúvidas comuns sobre seguro residencial
28 de outubro de 2017

6 dúvidas comuns sobre seguro residencial

Por Décio Rodrigues

Não é raro encontrarmos pessoas que possuem diversas dúvidas sobre o seguro residencial. Apesar de ser uma modalidade muito utilizada pelos brasileiros, existem poucas informações sobre o assunto nos canais de mídia.

O nosso objetivo com este artigo é mostrar os 6 principais questionamentos que sempre surgem na mente das pessoas quando o assunto é seguro residencial. Então, continue lendo, pois a sua dúvida pode ser respondida durante a leitura.

1. Quais são os tipos de cobertura do seguro residencial?

Uma das principais dúvidas sobre o seguro residencial é quanto à cobertura nessa modalidade. Basicamente, são oferecidas as garantias contra incêndios, explosões, quedas de raios na área residencial ou no terreno onde estão localizados os bens do titular da apólice.

Além destas, também podem ser oferecidas garantias como:

  • danos em instalações e componentes elétricos que foram causados em equipamentos ou máquinas de qualquer tipo;
  • furtos e roubos de bens que causarem danos ao imóvel segurado;
  • alagamentos, enchentes e outros problemas causados por acontecimentos naturais, alheios à vontade humana;
  • responsabilidade civil por danos causados pelo titular, empregados ou dependentes

2. Como acionar o seguro em caso de danos no imóvel?

O procedimento para acionar o seguro é bem simples. Quando ocorrer um sinistro, basta que o acontecimento seja informado ao seu corretor, que realizará os procedimentos cabíveis para que você possa gozar dos benefícios contratados.

No instante em que o seguro é acionado, não será necessário comprovar a veracidade do ocorrido, tampouco se foi um fato natural ou acidental. No entanto, as seguradoras costumam enviar técnicos especializados para averiguar o fato antes de liberar a indenização que o titular venha a ter direito.

3. A seguradora pode recusar o meu contrato?

Assim como ocorre no seguro auto, é realizada uma análise do perfil do cliente e os dados do bem segurado. Assim, da mesma forma que ocorre nessa modalidade, a seguradora poderá recusar o seu contrato caso a residência esteja situada em locais onde ocorrem muitos roubos, furtos ou regiões sujeitas a problemas naturais, como chuvas e alagamentos.

4. Eletrônicos e eletrodomésticos influenciam no preço do seguro?

Sim, essa questão pode interferir no custo do seu seguro, no entanto, o aumento de preço não costuma ser muito significativo. Existem outras questões que impactam mais severamente no preço da apólice, tais como a localização, como já mencionamos neste artigo.

5. O que é a franquia do seguro residencial?

Assim como ocorre no seguro auto, a franquia é um percentual que representa a parte do prejuízo que deverá ser absorvido pelo segurado em casos de sinistro. Assim, se esse valor — que deve vir descrito na apólice — for igual ou menor ao preço do dano, a seguradora não indenizará o segurado.

6. Como deixar o seguro residencial mais barato?

O seguro residencial, geralmente, é bem mais barato que o automotivo. No entanto, ainda é possível reduzir o preço pago excluindo algumas coberturas que dificilmente poderiam ser utilizadas pelo proprietário do bem.

Por exemplo: suponhamos que você more em uma região com relevo alto e em uma área de poucas chuvas. Neste caso, poderia dispensar a garantia contra alagamentos. Ou ainda, se você reside em uma localidade plana sem morros ou barrancos, poderia excluir a cobertura de deslizamentos.

Existe uma série de coberturas que podem ser excluídas, no entanto, é fundamental que o contratante esteja ciente que, se ocorrer algum infortúnio relacionado aos eventos excluídos da apólice, o seguro não terá a obrigação de cobrir. Portanto, é importante estar atento a isso.

Gostou deste artigo sobre as principais dúvidas sobre seguro residencial? Gostaria de ficar por dentro de mais dicas valiosas como estas? Então, curta nossa página no Facebook para não perder os conteúdos.