Saiba o que influencia o preço de um seguro residencial
22 de outubro de 2017

Saiba o que influencia o preço de um seguro residencial

Por Décio Rodrigues

O seguro residencial vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Algumas pessoas, no entanto, ainda se mantêm receosas por acharem que os preços são impraticáveis para o bolso.

A verdade é que o seguro residencial é, proporcionalmente ao valor do bem, muito mais barato do que o seguro de um carro por exemplo. Um custo muito inferior ao benefício e à proteção que ele pode proporcionar.

Além disso, o preço de um seguro residencial será calculado de acordo com alguns fatores. Então, continue lendo o texto para entender melhor o que influencia na cotação desse seguro.

Localização e tipo de imóvel

Se em um seguro de automóvel o perfil do segurado é um dos principais fatores para a definição do prêmio (prêmio = preço do seguro), no seguro residencial não há tanta importância, salvo para a escolha das coberturas. Já as características e a localização do imóvel serão determinantes no preço.

Nesse sentido, o imóvel localizado em um município e em um bairro com alto índice de criminalidade e com risco de desastres naturais, como vendavais e inundações, tende a ter um seguro residencial mais caro.

O tipo de imóvel também influencia no preço, na medida em que as casas que não fazem parte de um condomínio estão mais expostas a riscos do que aquelas que integram um condomínio, bem como os apartamentos. Em razão disso, o seguro pode ser mais caro.

Além disso, casas de madeira têm o seguro mais caro do que as de alvenaria, pois são mais propensas a incêndios.

Valor da apólice

A cobertura contra incêndio é a cobertura básica do seguro residencial. Nesse sentido, o valor da cobertura será calculado de acordo com os custos que seriam necessários para recuperar o imóvel caso ele sofresse o dano máximo possível em um incêndio. Ou seja, o valor que seria necessário para reconstruir o imóvel e adquirir todos os bens móveis novamente.

É importante destacar, todavia, que são calculados os custos suficientes para a reconstrução do imóvel, e não o seu valor de mercado e dos bens móveis que se encontram na residência.

O segurado, no entanto, pode optar por majorar o valor segurado além do mínimo estipulado pela seguradora.

Franquia

Assim como no seguro automotivo, no seguro residencial a franquia é o valor pago pelo cliente em caso de sinistro.

Assim, quanto maior o percentual da franquia do segurado, menor pode ser o preço do seguro. Estima-se que uma franquia possa corresponder de 10% a 20% do valor dos prejuízos indenizáveis.

Importante ressaltar que a franquia não é cobrada em determinados tipos de sinistros.

Coberturas

Como dito anteriormente, o seguro contra incêndio é a cobertura básica. Além dessa cobertura, o segurado pode optar por contratar coberturas adicionais.

As seguradoras oferecem, em geral, coberturas contra roubo e furto, danos elétricos, inundações e enchentes, de responsabilidade civil das pessoas que moram e trabalham na casa, além da assistência 24 horas.

Para a escolha das coberturas adicionais, é fundamental analisar o perfil do segurado e de sua família, para que sejam contratadas apenas aquelas que possam vir a ser necessárias.

Bonificação

A bonificação consiste em um desconto sobre o valor do prêmio que o segurado pode receber a cada renovação do contrato de seguro. Logo, ela não estará presente para aquele que contrata esse seguro pela primeira vez.

Mas aquele que deseja renovar o seu seguro e que, durante o período de vigência da apólice anterior, não tenha acionado a seguradora, poderá contar com um bônus. Em geral, as seguradoras oferecem descontos progressivos a cada renovação de seguro aos segurados que não tiveram a ocorrência de nenhum sinistro.

Esse desconto progressivo pode começar em 5% e chegar até os 25% ou 30% no quinto ano de renovação contratual.

Dessa forma, o preço de um seguro residencial pode sofrer variações em razão desses fatores. De todo modo, é fundamental contar com uma corretora de seguros confiável para auxiliar na contratação da apólice. Além de especialistas nesse tipo de contrato, o corretor pode orientar na escolha das coberturas adicionais para que você contrate apenas as necessárias.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em te ajudar nessa escolha tão importante para sua casa.