5 atitudes que te fazem perder o seguro residencial
3 de novembro de 2017

5 atitudes que te fazem perder o seguro residencial

Por Décio Rodrigues

A contratação de um seguro residencial, certamente, ajuda a incorporar paz e tranquilidade a nossa vida. Afinal, saber que a casa, um patrimônio pelo qual temos um carinho especial, está devidamente protegida por um seguro, faz toda a diferença.

No entanto, é preciso atentar-se para a cobertura oferecida no contrato a fim de garantir a satisfação com o serviço. Outro item muito importante é o conhecimento das atitudes inadequadas que podem colocar em risco a cobertura do seguro.

Quer garantir despreocupação, caso algum sinistro ocorra em sua residência? Conheça, então, algumas atitudes que podem levar à perda do seguro residencial e evite aborrecimentos e prejuízos financeiros!

1. Mentir na hora de contratar o seguro residencial

A veracidade das informações prestadas pelo contratante é crucial. Dito isso, ao preencher a proposta, tanto ele quanto o corretor responsável pela venda da apólice devem prestar informações verídicas.

Caso sejam dadas declarações falsas ou ocorra omissão de dados, que possam influenciar na aceitação da proposta ou no valor do prêmio, além de perder o direito à indenização, o segurado pode ser obrigado a pagar o prêmio vencido.

2. Descumprimento de cláusula

Todas as cláusulas firmadas no contrato devem ser seguidas pelo responsável, por seu representante legal, pelo corretor e pela seguradora. Na falta de cumprimento de alguma conduta, como a comunicação imediata de qualquer acidente no local segurado, por parte do cliente, a seguradora pode se negar a pagar a indenização.

3. Comportamento inadequado

O comportamento idôneo do contratante do seguro é muito importante, e disso depende o recebimento do seguro. A prática de atitudes que aumentem os riscos de sinistros e de prejuízos causados por eles pode levar à perda dos direitos.

Um bom exemplo dessas práticas inadequadas é o armazenamento clandestino de uma quantidade considerável de material inflamável ou explosivo na residência, como combustíveis e fogos de artifício. Outro exemplo é a retirada parcial ou total de itens de segurança, como alarmes e CFTV, caso esses equipamentos tenham sido declarados por ocasião da assinatura do contrato.

Outro motivo que pode levar à perda do seguro é o dolo ou tentativa de fraude com simulação de eventos com a intenção de obter vantagem financeira.

4. Falta de pagamento de parcelas

O não pagamento do valor total da apólice ou da primeira parcela no prazo estipulado resulta no cancelamento da apólice.

Quanto ao pagamento das demais parcelas, caso ocorra o sinistro com perda total e ainda existam parcelas a vencer, a empresa seguradora pode deduzir, da indenização, o valor das mensalidades restantes.

Já com relação às parcelas vencidas, geralmente, as seguradoras enviam o aviso de cancelamento por falta de pagamento. Sendo assim, caso haja atraso no pagamento de uma parcela, o contratante deve procurar o corretor a fim de resolver esse problema o quanto antes.

5. Intervenção indevida na área segurada

O contratante não pode mexer no local do sinistro, salvo em alguns casos previstos no contrato — como destelhamentos, cujo conserto deve ficar dentro do valor estipulado na apólice. Também é proibida a manutenção em estruturas e outros elementos do imóvel segurado, sem o conhecimento e a autorização da seguradora.

Enfim, a contratação de uma apólice de seguro deve ser feita com muita atenção, sendo necessária uma leitura cuidadosa antes da assinatura do contrato. Além disso, é preciso conferir o devido credenciamento e a idoneidade do corretor de seguros, já que ele também tem responsabilidade por todo o processo. Esse profissional deve, ainda, continuar dando assistência ao cliente durante a vigência do seguro.

Para maior garantia dos seus direitos nessa jornada, é muito importante recorrer a uma empresa séria e especializada na prestação desse serviço. Assim, você pode ficar sossegado sabendo que sua casa está em mãos competentes e seguras.

Gostou de conhecer melhor como deve ser o comportamento de quem contrata um seguro residencial? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro das melhores oportunidades para contratar todos os tipos de seguro!