4 mitos sobre seguro residencial que você precisa conhecer
3 de novembro de 2017

4 mitos sobre seguro residencial que você precisa conhecer

Por Décio Rodrigues

O seguro residencial ainda é visto por muitas pessoas como um serviço caro ou, muitas vezes, como algo supérfluo. A verdade é que ele é tão importante para o seu imóvel que deveria estar no topo das prioridades. Afinal, a sua residência é uma das propriedades mais valiosas que você e sua família possuem.

Muitas dúvidas rodeiam os serviços referentes aos seguros, principalmente o residencial. A maioria das pessoas não faz ideia de quais fatores analisar antes de contratar uma apólice. Então, confira os 4 maiores mitos que cercam o seguro residencial e entenda o quão importante e benéfico ele é.

1. Contratar um seguro residencial custa caro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os seguros residenciais não seguem as mesmas proporções de preços quando comparados aos seguros automotivos. Adquirir um seguro residencial é muito mais acessível, pois as porcentagens sobre os planos de coberturas residenciais são mais econômicas. Geralmente, o seu preço está abaixo de 0,1% do valor total do imóvel.

De fato, os benefícios de ter sua residência segurada, os diversos tipos de proteção oferecidos pelos planos de apólice e as facilidades de pagamento tornam o serviço acessível e indispensável a qualquer dono de imóvel.

2.  O seguro cobre apenas acidentes causado por incêndios

A cobertura do seguro residencial varia de acordo com a sua necessidade. Portanto, a apólice mais básica vai garantir coberturas mais essenciais, como contra incêndio, raios e explosão.

Contudo, existem opções de coberturas mais amplas, com diversas possibilidades que devem ser analisadas de acordo com suas necessidades e particularidades do imóvel e da localização. Assim, as seguradoras também oferecem planos contra danos elétricos, roubos, furtos, vendavais, acidentes pessoais e até responsabilidade civil familiar.

Algumas coberturas podem ser irrelevantes para o seu perfil, como a proteção contra queda de aeronaves. Mas, se você mora ao lado de um aeroporto, onde é muito mais alta a probabilidade de isso ocorrer, certamente será uma opção a considerar.

3.  O valor pago para contratar o seguro é perdido caso não houver sinistro

Na verdade, não. O seguro residencial, além de oferecer diversas coberturas, também dispõe de assistências que podem auxiliar no cotidiano da sua residência.

Portanto, se você necessitar de um profissional para prestar algum tipo de assistência, pode contar com os serviços do seguro. Entre as assistências mais procurada estão: serviços elétricos, chaveiros, encanador e vidraceiro. Enfatiza-se que tudo depende do que for acordado em contrato.

4. Somente uma seguradora local pode oferecer um seguro residencial

Se esta é sua preocupação, fique tranquilo. Normalmente, a maioria das seguradoras presta seus serviços e assistências em todos os estados, 24 h por dia e 7 dias por semana. Porém, é aconselhável que você escolha uma corretora capaz de atender às suas necessidades em tempo hábil.

Consulte a sua corretora para saber se a seguradora da sua preferência tem um serviço de Assistência 24 h completo na sua cidade.

E aí, conhece algum outro mito sobre seguro residencial? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário no post!