Vai fazer um seguro automotivo? Confira quais documentos são necessários
9 de novembro de 2017

Vai fazer um seguro automotivo? Confira quais documentos são necessários

Por Décio Rodrigues

Se você acabou de comprar um carro ou pensa em comprar, precisa saber quais documentos para fazer um seguro automotivo são solicitados.

E como imprevistos podem acontecer, motivo pelo qual se toma a boa decisão de contratar um seguro, você também precisa saber a documentação necessária para acioná-lo.

Então, leia o texto até o fim para saber qual documentação juntar para fazer o seguro e quais documentos apresentar em diferentes situações para acionar o benefício.

Conheça os planos existente e faça cotação

Existem diferentes planos de seguros automotivos, para carros distintos, que atendem perfis diferentes de pessoas e direcionados a uma série de outros quesitos.

Portanto, veja primeiro tudo o que a seguradora tem a oferecer e por quanto para, depois, escolher o serviço que melhor serve a você ou poderá atendê-lo em caso de imprevistos.

Conversando com o corretor de seguros, o segurado pode escolher um plano mais robusto ou básico, mas que se adequará a ele perfeitamente.

Confira os documentos para fazer um seguro automotivo

Os seguintes documentos são solicitados para que o seguro seja contratado:

Documentos de identificação

São os documentos pessoais do contratante. Para isso, apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser utilizado, caso contenha os números de RG e CPF. Do contrário, os três documentos são solicitados.

Além deles, o pretendente segurado também precisa informar o endereço de pernoite do veículo mas não será exigido o comprovante.

Documentos do veículo segurado

Se for um veículo usado, na hora da vistoria o proprietário precisa apresentar o Certificado de Registro do Veiculo (CRV).

Caso o seguro seja para um veículo novo, pode ser solicitada ainda a nota fiscal emitida pela concessionária ao comprador.

Saiba os documentos necessários para acionar o seguro

Os problemas que o segurado pode ter e que demandam o acionamento do seguro são:

  • colisão, com ou sem o envolvimento de terceiros;
  • furto ou roubo;
  • incêndio;

Para acionar o seguro nos dois primeiros casos é preciso dos documentos do condutor, do carro e também de boletim de ocorrência (BO). Para o furto, o BO é obrigatório, já em colisão é apenas quando o acidente envolve terceiros.

Nas batidas, com ou sem terceiros, os danos ainda precisam ser fotografados. Então, com os documentos, as fotos e o BO, a seguradora analisa o caso e se o conserto é ou não coberto pelo plano contratado e ocorrências previstas em contrato.

O problema sendo incêndio ou alagamento, os documentos principais são os pessoais e do veículo. Porém, havendo boletim de ocorrência, ele também pode ser apresentado.

Quando ocorrer uma colisão, incêndio ou alagamento, o carro deverá ser vistoriado em local indicado pela seguradora. Somente após isso a indenização pelo ocorrido é liberada.

Agora que você já sabe quais são os documentos para fazer um seguro automotivo e como acioná-lo em diferentes casos, entenda os benefícios extras de um seguro auto antes de contratar o seu.