4 coisas que você precisa considerar ao comprar o primeiro carro
14 de novembro de 2017

4 coisas que você precisa considerar ao comprar o primeiro carro

Por Décio Rodrigues

É bem comum ouvirmos que o primeiro carro a gente nunca esquece, não é mesmo? Ainda mais para os brasileiros, que são apaixonados por automóveis. Entretanto, para que a experiência de comprar o primeiro carro seja agradável e inesquecível, alguns fatores devem ser considerados.

Obter informações sobre os gastos com manutenções periódicas e valores de seguro, saber sobre os modelos ideais para seu estilo de vida, bem como para quais situações ele será usado são algumas das questões a serem pesadas e que podem fazer a diferença.

Diante disso, e para tornar esse momento mais tranquilo, vamos listar quatro dicas que você deve observar antes de fechar o negócio. Acompanhe!

1. Escolha o modelo adequado ao seu estilo de vida

Escolher modelos que tenham a ver com o seu estilo de vida é essencial, uma vez que existem carros para todas as necessidades e muitas vezes sua economia pode começar nesse momento. Para a escolha do novo veículo, observe que:

  • se sua intenção é utilizar o carro para ir ao trabalho e voltar para casa, a melhor opção é escolher um modelo com um baixo consumo de combustível e com motor 1.0;
  • carros para famílias com crianças precisam ser espaçosos e com um bom porta-malas, do contrário, um carro menor pode atender às suas necessidades;
  • para quem gosta de dirigir esportivamente, os câmbios manuais são os ideais, pois possuem mais recursos que facilitam esse tipo de  direção, ajudando a sair mais rapidamente de algumas situações.
  • para aqueles que circulam em estradas de terra, cascalho ou mesmo com um asfalto precário, o veículo mais indicado é aquele que contém tração nas quatro rodas, para aguentar as subidas ou a lama;
  • se sua rotina diária é enfrentar trânsito longo, pesado e com engarrafamentos, veículos com câmbio automático pode ser uma boa ideia e facilitar bastante sua vida.

2. Realize os test-drives necessários

Seja o carro novo ou seminovo, o test-drive é sempre muito importante, uma vez que é possível conferir, além do conforto e da visibilidade, os sistemas do carro, como os freios, o câmbio, os amortecedores e até os barulhos internos.

É possível também fazer um teste com o ar-condicionado, verificando sua eficiência em dias ensolarados e em situações nas quais o carro esteja com o número máximo de passageiros.

3. Pesquise sobre os modelos e o preço de seus respectivos seguros

Muitos deixam essa questão para depois. No entanto, ela deve, sim, ser avaliada antes de fazer o negócio, tendo em vista que deverá estar de acordo com as possibilidades financeiras do consumidor. Atualmente, existe uma variada faixa de preço de apólices de seguro de veículos e pode haver uma diferença muito grande entre um modelo e outro.

Por isso, a dica é, antes de começar sua busca, informar-se com um corretor experiente de seguros sobre os valores praticados no mercado em relação aos carros que mais lhe interessam, sejam novos ou usados. Ele vai lhe dar todos os indicadores, bem como sugerir os tipos ideais para seu caso, que caibam em seu orçamento.

4. Saiba os custos envolvidos com a manutenção

A manutenção pode ser a última coisa em sua mente ao comprar o primeiro carro, mas se atentar a isso é importante para que o investimento não torne-se um problema. A realização de manutenções periódicas evita que o automóvel perca ainda mais o seu valor ao longo do tempo (a taxa de depreciação do veículo gira em torno de 10% ao ano) e ajuda a conservá-lo.

Os custos da manutenção devem, portanto, estar previstos. Existem as mais simples e que costumam ser mais baratas, como as manutenções preventivas de troca de óleo e filtros, as corretivas (em caso de desgaste por uso) e aquelas mais caras, como as revisões por quilometragem. Os custos envolvidos dependerão das características do carro.

Para cada estilo de vida existe um carro apropriado e sua escolha vai além do preço ou estética. Por isso, pesquise e esteja seguro para que a experiência de comprar o primeiro carro são se torne uma grande dor de cabeça!

Mais preparado para comprar o seu primeiro carro? Dê um passo adiante tire suas dúvidas sobre seguro automotivo!