4 dicas para não perder o seguro do seu carro
Investir no seguro do carro é importante para evitar ou diminuir os prejuízos em caso de sinistros. Porém o segurado deve estar ciente de algumas regras para não perder o seguro do seu carro.
Isso porque em alguns casos, a seguradora poderá rescindir o contrato ou recusar o pagamento da indenização, exigindo atenção no momento da contratação e na compreensão das cláusulas contratuais e coberturas incluídas.
Pensando nisso, preparamos este post com 4 dicas para você não perder o seguro do carro. Acompanhe:
1. Pague as parcelas em dia
A falta de pagamento de uma parcela do seguro pode acarretar o cancelamento por inadimplência. Se não for efetuado o primeiro pagamento, o seguro é automaticamente cancelado. Já nos casos de atraso, se acontecer, o ideal é entrar em contato com o corretor imediatamente para regularizar a situação.
Normalmente as seguradoras concedem um prazo para pagamento da parcela após o vencimento estabelecido na apólice. Mas se não houver quitação nesse novo prazo, o seguro será cancelado sem qualquer devolução de valores. Ocorrendo um sinistro durante o prazo concedido para pagamento da parcela vencida, o segurado ainda poderá receber a indenização.
2. Conheça os riscos cobertos
No momento da contratação o segurado deve escolher as coberturas. Normalmente, analisando o perfil do carro e do condutor, o corretor consegue indicar o melhor serviço.
Porém é importante estar atento aos riscos cobertos. Algumas situações são consideradas excludentes de responsabilidade da seguradora, ou seja, caso o sinistro aconteça por determinados motivos, não haverá o pagamento de indenização.
Essa previsão é bastante comum, por exemplo, nos casos em que o acidente foi causado por culpa do segurado que dirigia embriagado. Outras situações em que a seguradora constate que o motorista agiu com dolo — intenção de causar o dano — também não são cobertas.
3. Avise a seguradora caso faça modificações no veículo
A cotação do seguro considera, dentre outros fatores, as características do carro. Por isso qualquer alteração realizada pode motivar o cancelamento.
Em regra, as seguradoras pedem que qualquer modificação no carro seja comunicada, realizando uma nova vistoria para que informe ao cliente a aceitação ou não das modificações para cobertura.
Por exemplo, o rebaixamento de veículo aumenta as chances de acidentes, por isso as seguradoras não costumam aceitar fazer a cobertura do carro. Caso a modificação seja posterior ao contrato, costuma configurar razão para rescisão contratual.
Ainda, caso o proprietário faça a alteração e venha a sofrer um sinistro sem que a seguradora tenha sido cientificada, ela poderá se recusar a pagar a indenização.
4. Não omita informações
Na hora de fazer a contratação do seguro é preciso responder algumas perguntas para que seja formulada a proposta.
Nesse momento é preciso fornecer todas as informações necessárias, como os possíveis condutores e a forma de utilização do veículo, sem mentir ou omitir dados. Caso a seguradora constate alguma divergência nos dados informados, provavelmente a indenização será negada.
Ressalte-se, ainda, que há diferença entre cancelamento de seguro e não pagamento de indenização. Quando há o cancelamento, são aplicadas regras específicas, inclusive em relação ao reembolso. Nos casos em que não há cobertura e, portanto, o segurado não é indenizado, não há reembolso.
Por isso ao contratar o seguro, é fundamental ler atentamente o manual do segurado e esclarecer todas as dúvidas com o seu corretor de seguros. Dessa forma, você está ciente de todas as suas obrigações para garantir a manutenção do seguro e o recebimento da indenização em caso de sinistro.
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