Meu carro foi roubado, como o seguro pode me ajudar?
Quando ocorre o roubo ou furto de um veículo, há todo o estresse dos procedimentos legais que devem ser feitos para buscar a recuperação do bem ou o ressarcimento dos prejuízos. Porém a pessoa deve tentar manter a calma para lidar com a situação.
Para quem tem seguro veicular, é imprescindível seguir alguns passos para que haja o pagamento da indenização. Se o seu carro foi roubado ou quer se manter informado, acompanhe este post e saiba como o seguro pode te ajudar!
Conferir se o seguro cobre roubos ou furtos
Como existem diversos tipos de seguros e coberturas disponíveis, o primeiro passo é conferir se o seguro contratado cobre roubos ou furtos. Muitas vezes, o proprietário não contrata essa cobertura por morar em uma área considerada calma ou, até mesmo, para reduzir o valor do seguro.
Por isso, o ideal é conferir na apólice todas as coberturas e serviços que o seguro oferece para verificar se esses casos serão cobertos pela seguradora. Se você está ainda em fase de contratação de um seguro, fique atento a esse detalhe, pois essa cobertura não é obrigatória.
Registrar um boletim de ocorrência
As seguradoras exigem documentos que comprovem o ocorrido, para se prevenir contra fraudes de seguros, que infelizmente ainda ocorrem. Portanto, se o seu carro foi roubado, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia responsável.
Esse documento serve como uma prova básica de que realmente ocorreu o sinistro, tanto em roubos, furtos quanto até mesmo em batidas. Além disso, o B.O. dará ciência para as autoridades competentes da ocorrência do crime, para que sejam iniciadas as investigações para localização dos criminosos e recuperação do veículo.
Entrar em contato com o corretor de seguros
Para agilizar todo o procedimento, também é preciso entrar em contato com o seu corretor de seguros, que é o profissional capacitado e especializado para tratar com a seguradora.
É o corretor que informará quais são os documentos necessários para dar andamento ao pedido de indenização. Há uma documentação básica — como CPF, RG, B.O., documentos do veículo, etc. — e documentos complementares que serão pedidos a critério de cada seguradora, variando também se o cliente é pessoa física ou pessoa jurídica.
Depois da entrega dos documentos, a liquidação do sinistro ficará a cargo da seguradora. Conforme Circular vigente da SUSEP, o prazo para que a seguradora localize o veículo ou pague a indenização deve ser estabelecido em contrato, mas não poderá ser superior a 30 dias, contados da entrega de todos os documentos básicos.
Próximos passos
Caso todos os documentos estejam corretos, fique constatado que o veículo realmente foi roubado ou furtado sem a localização e o seguro contratado cubra esse tipo de sinistro, a seguradora deve indenizar o proprietário.
Valor da indenização
Em regra, o seguro reembolsará o Valor de Mercado Referenciado (VMR), que considera o valor da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e o chamado “fator de ajuste” — um percentual definido em contrato que considera características particulares e o estado de conservação do veículo.
Contudo, caso feita a contratação por um Valor Determinado (VD) — que é menos comum —, a seguradora pagará o valor especificado no contrato.
Recuperação do veículo
Se o veículo for localizado antes do pagamento da indenização, deve haver um levantamento dos danos sofridos. Quando o prejuízo for superior a 75% do valor tabelado do veículo, será considerada a Perda Total.
Nos demais casos, a seguradora somente indenizará o proprietário por danos causados no veículo ou furto de outros objetos que estavam no veículo, caso haja previsão na apólice ou contratação de cobertura específica.
Por isso, é fundamental contar sempre com um corretor de seguros de sua confiança, tanto na contratação quanto no momento de acionar o seguro!
E aí, conseguiu entender melhor como o seguro pode te ajudar se o seu carro foi roubado? Então aproveite para saber se é melhor fazer o seguro com a corretora ou com o banco!