Conheça os tipos de seguros imobiliários mais comuns
30 de novembro de 2017

Conheça os tipos de seguros imobiliários mais comuns

Por Décio Rodrigues

Os seguros imobiliários atraem cada vez mais consumidores, pois trazem proteção extra para os seus imóveis. Contudo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual devem escolher. Uma das mais comuns diz respeito ao que eles podem cobrir.

Para sanar suas dúvidas, neste artigo esclareceremos as características de cada seguro imobiliário. Confira!

O que são os seguros imobiliários?

Por definição, os seguros imobiliários são proteções realizadas sobre qualquer imóvel, seja ele próprio, alugado ou até financiado.

Ao adquiri-lo, as condições de cobertura são padronizadas e formuladas em uma única apólice, gerando benefícios para o seu imóvel.

Por isso, é interessante a contratação dessa garantia, pois ela protege o seu imóvel, assegurando-o contra incêndios, explosões, danos elétricos, entre outros possíveis contratempos.

Quais são os principais tipos de seguros imobiliários?

É provável que você já tenha ouvido falar sobre os seguros imobiliários. Afinal, garantir proteções para os imóveis tornou-se extremamente necessário.

Mas se você está pensando em contratar um, é importante entender sobre os tipos oferecidos pelo mercado. Assim, na hora de escolher uma corretora de seguros, você terá mais informações para não fazer um mau negócio.

Confira os tipos de seguro mais comuns:

Seguro Habitacional

Trata-se de um seguro exclusivo voltado para a quitação dos financiamentos imobiliários em caso de morte ou afastamento por invalidez do proprietário.

Contudo, o seguro habitacional também cobre danos causados aos imóveis. Por exemplo: incêndio, explosões, raios, desmoronamentos e até inundações geradas por enchentes ou alagamentos.

É interessante manter-se atento, pois a cobertura por meio desse tipo de seguro é limitada apenas ao imóvel e não aos pertences dos moradores.

Seguro Condomínio

Esse tipo de seguro imobiliário é obrigatório para todos os condomínios, sejam eles residenciais, comerciais ou mistos. A sua principal finalidade é oferecer a proteção contra os acidentes que possam causar danos parciais ou totais aos edifícios que estão assegurados.

Por isso,  a cobertura desse sinistro serve apenas para os reparos e as reconstruções físicas das áreas comuns. Por exemplo, tubulações, escadarias, paredes, pisos, entre outras partes.

Seguro Fiança

Refere-se ao seguro contratado para fins de locação de imóveis, o que substitui o tradicional fiador. A sua cobertura é destinada ao pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino.

Geralmente, os contratos dos imóveis seguem um padrão de vigência de 12 meses. Ao adquirir o seguro fiança, você pode ser beneficiado com o pagamento de uma possível inadimplência durante todo o período estipulado em seu contrato.

Se você tem um imóvel para alugar, é interessante pensar nesse tipo de seguro, pois é um investimento que concederá proteções para o seu imóvel contra o possível descumprimento do combinado por parte dos inquilinos.

Seguro Residencial

É importante saber que o seguro residencial tem um dos menores custos do mercado. Seu preço está estipulado entre 0,04 a 0,08% do valor do imóvel.

Ele cobre os danos causados à construção e à estrutura dos imóveis, como aqueles causados por incêndios, raios e explosões, por exemplo. Esse tipo de seguro ainda protege seus bens, caso você contrate uma cobertura extra.

Mas não se esqueça: analisar as condições de um seguro residencial antes de contratá-lo é essencial, pois ele pode não atender a todas as suas necessidades.

Então, esse conteúdo foi relevante para você? Deseja conhecer mais sobre seguros? Então clique aqui e aprenda mais sobre o seguro de vida!