Como escolher um seguro automotivo para jovens?
9 de dezembro de 2017

Como escolher um seguro automotivo para jovens?

Por Décio Rodrigues

Para as seguradoras, o público jovem engloba pessoas de 18 a 25 anos. Se você tem um filho que se encaixa nessa faixa etária e possui um veículo, saiba que ele precisa de um seguro automotivo para jovens.

Não pense que esse serviço é extremamente caro e difícil de contratar. Existem seguros automotivos adequados ao perfil e à situação financeira de cada um.

Continue a leitura e conheça 4 dicas para que você possa pesquisar e escolher adequadamente um seguro automotivo direcionado ao público jovem.

1. Verificar os custos das peças do veículo

Muitos jovens, quando adquirem seu primeiro automóvel, compram veículos populares, que são mais baratos, pois, na maior parte das vezes, estão iniciando a vida profissional ou estão tendo despesas com a faculdade ou outros cursos.

Esses veículos, normalmente, também são mais econômicos no que diz respeito à manutenção e à reposição de peças. Assim, se esse for o caso do carro que a pessoa possui, o seguro automotivo para jovens pode ser contratado sem a necessidade de coberturas adicionais, gerais ou específicas.

2. Pesquisar sobre programas de benefícios inclusos

Existem planos que, visando o público jovem, oferecem benefícios personalizados para eles, como os seguintes adicionais:

  • disponibilização de motorista da seguradora para buscar o carro, o proprietário e seus amigos em festas;
  • cursos para o jovem dirigir mais defensivamente, evitando acidentes;
  • atendimento informatizado e acesso a serviços;
  • parcelamento diferenciado do seguro contratado;
  • descontos em estabelecimentos credenciados para a aquisição de produtos e serviços.

3. Nunca informar um condutor principal diferente no momento da contratação

Pensando que o seguro automotivo para jovens talvez possa ser muito caro, o proprietário pode acabar querendo informar outro principal condutor, um parente mais velho, por exemplo, para contratar o serviço.

Isso nunca deve ser feito, pois, primeiramente, todos os benefícios oferecidos a esse perfil de segurado — como os que já foram citados — são perdidos. As facilidades de pagamento, inclusive, são eliminadas. Além disso, fraudar um seguro é crime e o contratante pode ser processado pela seguradora, caso a empresa identifique que houve tentativa de fraude por parte dele.

Quanto ao uso do seguro, caso o jovem se envolva em um acidente, pois ele é o condutor principal de fato, a seguradora pode, amparada pela lei, se recusar a fornecer o apoio contratado ou a pagar a indenização prevista.

4. Contar com uma corretora

A melhor ajuda para a contratação de um seguro auto, para qualquer perfil, sempre virá dos profissionais especialistas de uma corretora.

O corretor, com entendimento de mercado e conhecendo as necessidades e a realidade da pessoa, consegue encontrar o seguro automotivo para jovens que mais condiz com o perfil em questão. Além disso, pode ajudar o futuro segurado a tirar dúvidas sobre os serviços contratados, as formas de acionamento das coberturas e sobre as cláusulas do contrato de seguro.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher um seguro automotivo para jovens? Que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Então confira se todas as coberturas de seguro oferecem carro reserva.