O que é e como funciona o seguro de vida familiar?
15 de dezembro de 2017

O que é e como funciona o seguro de vida familiar?

Por Décio Rodrigues

Proteger tudo o que você conquistou ao longo de sua vida, tanto em aspectos financeiros quanto familiares, é o desejo de qualquer um. O seguro de vida familiar permite que você alcance esse objetivo. Porém, poucos sabem como funciona esse serviço e quais são suas coberturas e vantagens.

Os planos oferecidos por uma boa seguradora dispõem de uma customização capaz de atender perfeitamente ao perfil de todos os clientes. Quer saber como isso é possível? Trazemos, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é seguro de vida familiar?

Primeiramente, o termo “seguro de vida familiar” não é a forma correta de nomear o serviço, já que existem apenas as opções de seguro de vida individual ou coletivo (empresarial). Este último consiste em uma apólice (contrato) feita por uma empresa, clube, sindicato ou associação profissional em favor das pessoas vinculadas às suas entidades. Normalmente, os custos e indenização são iguais para todos os segurados.

Já o individual envolve apenas duas partes: o contratante e a seguradora. Essa é a melhor forma de proteger financeiramente a si e seus dependentes, pois existem diversas coberturas e adicionais que podem ser escolhidos no ato da contratação. Portanto, os planos são bastantes adaptáveis ao estilo de vida do segurado.

Quais são as coberturas?

Ao contrário do que muitos pensam, o seguro de vida não oferece apenas indenização pela morte do segurado. É possível contratar a cobertura de outros sinistros (eventos indenizados pela seguradora) ou adicionais para os familiares. Confira uma explicação breve de cada um dos itens extras:

  • Morte em qualquer caso: faz parte do plano-base e garante segurança financeira à família do segurado que tenha falecido. Neste item, a morte pode ter ocorrido por qualquer causa, não há especificidades.
  • Morte acidental: diferentemente do item anterior, neste caso há indenização apenas se ocorrer um acidente pessoal, que consiste em eventos incertos, súbitos e involuntários.
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente: nesta modalidade, é garantida a indenização caso o segurado não morra, porém se torne permanentemente inválido após um acidente.
  • Invalidez funcional permanente ou total por doença: o sinistro, aqui, consiste em uma doença que incapacite o segurado de exercer suas atividades básicas diárias de forma irreversível.
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas: garante o reembolso das despesas médicas, odontológicas e hospitalares decorrentes de tratamento sob orientação médica. Porém, o valor coberto está limitado ao capital segurado, ou seja, o estipulado no contrato com a seguradora.
  • Auxílio-funeral: Trata-se de um reembolso das quantias despendidas com o funeral do segurado, caso ocorra sua morte.
  • Doenças Graves: indenização paga no caso do segurado ser diagnosticado com alguma doença grave. A indenização é paga diretamente ao segurado.

Quais são as vantagens do seguro de vida?

Além da proteção ao núcleo familiar contra qualquer infortúnio que acarrete a morte do titular, a indenização também dispõe de várias vantagens, como a isenção ao imposto de renda e do imposto sobre transmissão causa mortis e doação (tributo que recai sobre a partilha da herança). Os valores também não entram no inventário, tudo será transmitido diretamente aos beneficiários indicados pelo segurado após sua morte.

Nosso futuro é incerto. Há muitas imprevisibilidades que podem ocorrer em nosso dia a dia, por isso garantir a segurança é tão importante. O seguro de vida familiar é extremamente atrativo para qualquer pessoa, pois, graças à sua enorme possibilidade de personalização, pode atender perfeitamente a todo tipo de necessidade.

Se interessou pelo assunto? Que tal saber mais sobre o tema? Confira aqui como é feito o cálculo do seguro de vida!