5 perguntas importantes para fazer antes de contratar um seguro de vida
6 de dezembro de 2017

5 perguntas importantes para fazer antes de contratar um seguro de vida

Por Décio Rodrigues

Contratar um seguro de vida é fundamental para viver tranquilamente, pois quem o faz sabe que você e sua família estarão amparados pela seguradora caso ocorram os sinistros (eventos cobertos pelo seguro). Em razão desse benefício, está cada vez mais comum a contratação dessa modalidade de seguro.

Porém, devido à importância do tema, é indispensável que o indivíduo colha diversas informações e analise cada detalhe do serviço. Neste post, trazemos 5 importantes perguntas que todo contratante deve fazer para si antes de firmar um contrato de seguro de vida. Acompanhe!

1. O plano atenderá minhas necessidades?

O seguro de vida é complexo, flexível e adaptável, existem vários planos disponibilizados para que o cliente estude quais são as necessidades de seu dia a dia. Como se trata de um assunto excepcionalmente complexo, recomenda-se que o cliente busque o auxílio de um corretor de seguros para identificar quais coberturas e adicionais se encaixarão melhor no seu estilo de vida.

2. Quais são as coberturas do seguro?

Muitos não possuem o conhecimento que o seguro de vida não cobre apenas o falecimento do contratante. Para quem deseja mais segurança que o plano básico, é possível requerer as seguintes coberturas adicionais:

  • invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • invalidez funcional permanente total por doença;
  • antecipação especial por doença;
  • invalidez permanente total ou parcial por acidente com majoração;
  • despesas médicas hospitalares.

Também é possível contratar peculiaridades especiais, como inclusão do cônjuge ou dos filhos. Requisite uma demonstração completa de tudo o que é oferecido pela empresa e customize o plano para atender perfeitamente seu perfil.

3. Devo ser completamente transparente antes de contratar um seguro de vida?

No ato da contratação, será entregue um formulário ao contratante para que ele informe sua profissão, idade, histórico familiar de doenças, renda, entre outros dados. Mentir ou omitir informações nessa pesquisa é um dos maiores erros que podem ser cometidos pelo segurado, pois, caso a inverdade seja descoberta, o cliente perderá o direito à indenização.

4. Quais os critérios para analisar em uma seguradora?

Também é preciso ter muito cuidado na hora de escolher a seguradora, pois de nada adianta contratar o plano ideal se a empresa não concederá o suporte necessário no momento de necessidade.

Para fazer a decisão certa, busque indicações de clientes passados e questione quanto à confiabilidade da empresa, se possui um bom atendimento e se proveu todo o amparo necessário quando precisaram. Confira também o tempo de mercado da empresa, pois se presume que a companhia possui uma robusta experiência na oferta desse serviço.

5. Devo contratar os serviços de um corretor de seguros?

O corretor é um profissional especializado em lidar com a contratação de seguros. Ele possui um vasto conhecimento na área e necessita de habilitação legal expedida pela Superintendendência de Seguros Privados – SUSEP para exercer sua atividade.

Esse perito é o canal principal de comunicação de entre os segurados e as seguradoras. Entre suas atribuições estão o acompanhamento de perto de todo o processo de venda, a orientação ao cliente na personalização do plano e a explicação de cada detalhe do acordo de forma clara e informativa.

Como se não bastasse, também garantirá que todas as cláusulas do acordo firmado sejam executadas eficientemente, desde os benefícios extras até a indenização na ocorrência de sinistros (eventos cobertos pelo seguro).

A contratação de um seguro envolve vários detalhes precisos, não é mesmo? Mas com um suporte de um bom corretor de seguros, você finalmente pode contratar um seguro de vida sem estresse e usufruir de todos os benefícios por ele oferecidos, pois sabe que esses profissionais fornecerão todo o amparo necessário para garantir a segurança sua e de sua família antes, durante e após a contratação.

Decidiu contratar um seguro de vida? Entre em contato com a Vexa Corretora de Seguros e contrate o serviço com os melhores do mercado!